João Monlevade é primeiro município a receber serviço de castração de cães e gatos

Em João Monlevade foram castrados e chipados 25 animais domésticos, entre cães e gatos (Fotos: Divulgação Amepi)

João Monlevade é o primeiro município a castrar cães e gatos com uso dos serviços oferecidos pelos Castramóvel – veículo adaptado adquirido pelo Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi), com recursos da Associação dos Municípios do Médio Rio Piracicaba (Amepi).

O Castramóvel ficou no ginásio Li Guerra, no final de semana, onde foi realizada a castração e chipagem de 25 animais domésticos, entre cães e gatos, que estão no canil da Prefeitura monlevadense ou lá foram adotados. A equipe da clínica veterinária credenciada, Lanza e Fernandes, realizou os procedimentos, sob supervisão do veterinário cedido por Itabira para o Consmepi, Roger Alvarenga.

O objetivo desta ação é atender toda a região, sendo que, os municípios não associados e/ou consorciados poderão buscar o serviço, conforme o requisito da instituição. É importante salientar que o Consmepi faz a cessão do Castramóvel por meio de convênio, mas a responsabilidade de organizar e gerenciar os atendimentos é da prefeitura solicitante.

Castramóvel ficou no ginásio Li Guerra

A iniciativa é uma política pública que objetiva o controle reprodutivo, mediante o desenvolvimento de ações com fins de proteção, promoção e preservação das saúdes pública e animal e da qualidade do meio ambiente. Neste contexto, observa-se, também, que a castração de cães e gatos, além de evitar o abandono e sofrimento de animais, é essencial para a saúde humana, visto que, animais sem os devidos cuidados são potenciais transmissores de doenças.

Na semana passada, o presidente da Amepi e do Consmepi, Leris Braga, entregou, oficialmente, o serviço de esterilização de animais domésticos.. Nesta ocasião, foi apresentado aos prefeitos associados, o Fiat Ducato Maxicargo (2018/2018), que abrigará o castramóvel.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui