João Monlevade garante participação nos Jimis

Desde 2017, o Jimi voltou ao formato original, com foco no esporte de participação (Divulgação/Seesp)

A  cidade de  João Monlevade garantiu a participação neste ano dos Jogos do Interior de Minas (Jimi). O município participa das competições, na primeira  fase – Etapa Microrregional – em Ponte Nova. Os jogos são de 30 de maio a 3 de junho.

Para essa fase, os municípios têm até o dia 26 de abril para a inscrição das equipes, treinadores, auxiliares técnicos e número mínimo de atletas de cada modalidade, conforme regulamento.

Já a Etapa Regional, que terá como sedes Jequitinhonha, Formiga e Lavras, terá sua execução de 5 a 9 de setembro. A cidade de Ponte Nova recebe a mesma fase do Jimi de 10 a 14 de outubro.

A última etapa dos Jogos, a Estadual, será realizada, em Uberlândia, de 14 a 18 de novembro.

Organizada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), a competição que foi substituída desde 2012 pelos Jogos de Minas Gerais voltou, em 2017, ao seu formato original, como era na década de 80, com foco no esporte de participação.

Para o secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi, a expectativa para o Jimi 2018 é a melhor possível. “No ano passado, o resultado não poderia ter sido melhor. Tivemos 10.636 atletas participantes em 2017, contra 4.925 que participaram em 2016”, pontuou. “Esperamos que, neste ano, esse crescimento se mantenha em números e em qualidade técnica nos jogos”, concluiu Sapi.

Disputas

Em 2018, o Jimi acontece em três etapas. Nas fases Microrregional e Regional acontecem as disputas das modalidades coletivas – basquete, futsal, handebol e vôlei –, nos naipes masculino e feminino.

Já a terceira etapa, a Estadual, além dos esportes coletivos, conta também com as modalidades individuais convencionais: atletismo, ciclismo, natação, judô, karatê, taekwondo, tênis de mesa e xadrez. Os esportes paralímpicos – atletismo, natação e tênis de mesa, bocha e basquete em cadeira de rodas –, assim como badminton e peteca convencionais, têm sua realização condicionada ao número de inscrições e análise técnica.

O futsal de surdos masculino e feminino segue no programa do Jimi como modalidade exibição.

 

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui