O objetivo é imunizar mais de 5 milhões de pessoas em Minas Gerais durante toda a campanha (Gil Leonardi/Imprensa MG)

A cidade de João Monlevade tem a meta de vacinar 15.905 pessoas contra a gripe, até o dia 1º de junho, que é quando termina a campanha de imunização. Até o momento, pouco mais de 46% do público-alvo procurou alguma unidade de saúde para receber a vacina.

A gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo.

A síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Nesta situação, denominada Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), é obrigatória a notificação às autoridades de saúde.

A transmissão do vírus Influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

A Influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem.

Além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Em João Monlevade, a vacinação ocorre de forma escalonada, nos postos de saúde, das 9h às 16h.

Confira:

14/05/18 a 18/05/18 – Centro de Saúde Padre Hildebrando / Centro de Saúde Monlevade Centro / Centro de Saúde Laranjeiras / Centro Social Urbano / Policlínica / Centro de Saúde Novo Cruzeiro

21/05/18 a 25/05/18 – Centro de Saúde Industrial / Centro de Saúde Nova Esperança / Centro de Saúde Santo Hipólito / Centro Social Urbano / Policlínica / Centro de Saúde Novo Cruzeiro

28/05/18 a 01/06/18 – Centro de Saúde Padre Hildebrando / Centro de Saúde Monlevade Centro / Centro de Saúde Laranjeiras / Centro Social Urbano / Policlínica / Centro de Saúde Novo Cruzeiro

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui