Os recursos destinam-se ao custeio e ao aperfeiçoamento das ações de vigilância em saúde no Sistema Único de Saúde

A Prefeitura de João Monlevade criou um grupo de trabalho formado pelas Secretarias de Educação e Saúde para realizar o Programa Saúde na Escola. Segundo a prefeita Simone Carvalho Moreira (PSDB), o Programa visa garantir saúde, informações e bem estar às crianças e adolescentes da educação pública, promovendo saúde e educação integral. A prefeita disse que irão participar os Centros de Educação Infantil Casulo e Irmã Dulce, as escolas municipais Germin Loureiro, Promorar, Monteiro Lobato, Israel Pinheiro, Centro Educacional e as escolas estaduais Antônio Loureiro Sobrinho, Bairro Laranjeiras e Manoel Loureiro. Ao todo, serão atendidos 5.859 estudantes.

A partir de agosto, serão desenvolvidas doze ações conjuntas entre as secretarias de Educação e Saúde: atualização da vacinação dos estudantes; alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; saúde ocular; avaliação auditiva; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de sinais de doenças em eliminação; realização de práticas corporais, da atividade física e do lazer; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos e prevenção DST/AIDS e orientação sobre direito sexual e reprodutivo.

De acordo com Simone Moreira, o repasse do Governo Federal está atrelado ao cumprimento das ações. O valor estimado é de um repasse anual de aproximadamente R$ 12 mil, e a adesão ao programa vale até o final de 2018.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui