João Monlevade recebe Feira Regional de Economia Popular Solidária

No mês de março, cheia de novidades, Feira Regional de Economia Popular Solidária foi realizada em Ouro Preto

A Feira Regional da Economia Popular Solidária, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária, Conselho Estadual de Economia Popular Solidária (Ceeps) e da Associação Aprender e Produzir Juntos (APJ) e Prefeitura de João Monlevade, acontece nos dias 11 e 12 de abril, na Praça do Povo.

Anúncios

Produtos artesanais, comidas típicas, doces, quitandas e muito mais estará disponível para o público adquirir e se deliciar. Toda a produção vem de empreendimentos econômicos solidários, seja da agricultura familiar, de comunidades tradicionais ou empreendimentos urbanos, mas a principal característica é a forma de produção: a economia popular solidária se baseia na cooperação, democracia e solidariedade, com respeito à natureza e valorização do trabalho humano. Participam desta prática empreendimentos econômicos organizados coletivamente por trabalhadores.

Continue lendo após o anúncio

Além de incentivar a comercialização direta dos produtos, a feira é espaço de promoção de negócios, fomento, formação e informação, visando à sustentabilidade dos empreendimentos. É uma ação que consolida as políticas estaduais de economia solidária, enfrentamento à pobreza no campo e de fortalecimento do diálogo com os movimentos sociais.

Em Minas Gerais existem 1.554 empreendimentos da economia solidária, com atuação nos segmentos de artesanato, agricultura familiar, alimentação, serviços, confecção, catadores de material reciclável, cultura, cosméticos, crédito e piscicultura. Segundo a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, o estado responde por 15% do mercado brasileiro de economia solidária.

Anúncios
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui