João Monlevade receberá na próxima segunda-feira (1º), as primeiras 930 doses da vacina Covishield – contra a Covid-19, fornecida pela empresa farmacêutica AstraZeneca. As vacinas serão entregues pela Gerência Regional de Saúde (GRS), em Itabira, e serão transportadas para João Monlevade com escolta da Polícia Miliar de Minas Gerais (PMMG).

A vacina da AstraZeneca exige uma dose de reforço três meses após a aplicação da primeira dose. Por este motivo, ainda não há previsão de quando João Monlevade receberá outras 930 doses para quem for vacinado com a Covishield.

Doses de reforço da Coronavac

Também no dia 1º de fevereiro, o município receberá mais 1.409 vacinas Coronavac. Deste total, 489 são doses para a primeira aplicação, que chegaram à GRS durante a semana. Outras 920 deste montante são da remessa que ficou estocado na GRS desde o dia 19 de janeiro e compõem a dose de reforço para quem já foi vacinado até o momento.

Público alvo da atual etapa de vacinação.

O público alvo da atual etapa de vacinação são os trabalhadores da saúde; pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência; pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, que vivem em residências inclusivas e população indígena vivendo em terras indígenas.

Diante das doses disponíveis para distribuição inicial, o Ministério da Saúde determinou que a vacinação entre os trabalhadores da saúde ocorra com uma ordem de prioridade:

– Equipes de vacinação que estiverem envolvidas na aplicação das vacinas;

– Trabalhadores das instituições de longa permanência de idosos e de residências inclusivas para jovens e adultos com deficiência;

– Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19 e demais trabalhadores de saúde.

Número de vacinados

João Monlevade já vacinou até o momento: 39 idosos institucionalizados; 7 deficientes institucionalizados e 822 profissionais de saúde. Do primeiro lote de 920 vacinas recebidas pelo município, restavam 52 que começaram a ser aplicadas nesta sexta-feira (29).

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui