José, Geraldo e Maria são os três nomes mais comuns entre os candidatos a vereador nas Eleições Municipais deste ano, em João Monlevade, de acordo com levantamento do site O Popular.
São 13 Josés, 12 Geraldos e 12 Marias. Antônio (9), João e Carlos (5 cada) e Juliana (3), completam a lista dos nomes mais comuns de candidatos às eleições deste ano.
Ao todo, são 287 candidatos a vereador na cidade. Além dos nomes comuns, têm aqueles que são únicos. Com tanto nome singular, sobra criatividade. Alguns deles: Astrid, Belarmino, Dyovana, Erdiloci, Eroney, Greiton, Jeff, Ledyweell e Magner.
Criatividade
Não são apenas os nomes de batismo de vários candidatos que chamam a atenção. Na busca por votos, muitos deles optam pela criatividade para atrair os eleitores. Ana da Bengala, Cabacinha, Nem Mineiro, Lau Margoso, John Love, Jacaré, Maria Mãe de Ricardinho e Nem Preto da Água são apenas alguns exemplos.
João Miras, estrategista de marketing político, acredita que o uso desses apelidos tão diferentes pelos candidatos reflete o povo brasileiro, de fácil integração e cordialidade, o que acaba se refletindo, naturalmente, nas eleições mais próximas dos cidadãos.
“O apelido tem muito a ver com a maneira de ser do brasileiro, que é divertido, engraçado, gosta de piada. Isso não é comum em outros países. Não nos esqueçamos que o cidadão comum brasileiro é o verdadeiro representante da vereança. Estamos falando do representante que está mais próximo do povo”, avalia.
“Se a pessoa tem um nome mais engraçado, mais incomum e, ao mesmo tempo, mais fácil de guardar, isso é comunicação, porque você chama atenção e facilita a memorização. Isso é marketing puro, é marketing raiz e representa muito bem o que é o povo brasileiro”, conclui.
Pleito
Até 15 de novembro, dia do primeiro turno das eleições municipais, os candidatos vão poder usar a criatividade não apenas nos apelidos, mas na hora de expor as ideias aos eleitores, já que muitos têm pouquíssimo tempo de propaganda nas rádios monlevadenses, por exemplo.