José, Geraldo e Maria são os três nomes mais comuns entre os candidatos a vereador nas Eleições Municipais deste ano, em João Monlevade, de acordo com levantamento do site O Popular.

São 13 Josés, 12 Geraldos e 12 Marias. Antônio (9), João e Carlos (5 cada) e Juliana (3), completam a lista dos nomes mais comuns de candidatos às eleições deste ano.

Ao todo, são 287 candidatos a vereador na cidade. Além dos nomes comuns, têm aqueles que são únicos. Com tanto nome singular, sobra criatividade. Alguns deles: Astrid, Belarmino, Dyovana, Erdiloci, Eroney, Greiton, Jeff, Ledyweell e Magner.

Criatividade

Não são apenas os nomes de batismo de vários candidatos que chamam a atenção. Na busca por votos, muitos deles optam pela criatividade para atrair os eleitores. Ana da Bengala, Cabacinha, Nem Mineiro, Lau Margoso, John Love, Jacaré, Maria Mãe de Ricardinho e Nem Preto da Água são apenas alguns exemplos.

João Miras, estrategista de marketing político, acredita que o uso desses apelidos tão diferentes pelos candidatos reflete o povo brasileiro, de fácil integração e cordialidade, o que acaba se refletindo, naturalmente, nas eleições mais próximas dos cidadãos.

“O apelido tem muito a ver com a maneira de ser do brasileiro, que é divertido, engraçado, gosta de piada. Isso não é comum em outros países. Não nos esqueçamos que o cidadão comum brasileiro é o verdadeiro representante da vereança. Estamos falando do representante que está mais próximo do povo”, avalia.

“Se a pessoa tem um nome mais engraçado, mais incomum e, ao mesmo tempo, mais fácil de guardar, isso é comunicação, porque você chama atenção e facilita a memorização. Isso é marketing puro, é marketing raiz e representa muito bem o que é o povo brasileiro”, conclui.

Pleito

Até 15 de novembro, dia do primeiro turno das eleições municipais, os candidatos vão poder usar a criatividade não apenas nos apelidos, mas na hora de expor as ideias aos eleitores, já que muitos têm pouquíssimo tempo de propaganda nas rádios monlevadenses, por exemplo.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui