
O próximo final de semana será de muitas manobras radicais no Clube Serra da Moeda, em Nova Lima, Território Metropolitano. O local sedia, de sexta a domingo, os principais eventos do calendário brasileiro do wakeboard.
Com entrada gratuita, na sexta-feira (5/5), a partir das 8h, será realizado o Brasil Wake Open. Organizada pela Associação Brasileira de Wakeboard (ABW) e pela Dibbra, a iniciativa foi aprovada no edital 01/2015 da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e teve autorizada a captação de R$ 194.660,00 da isenção fiscal da administração estadual para sua realização.
É esperada a participação de cerca de 60 atletas no Brasil Wake Open, que contempla categorias de base, infantil, júnior, adulto, master, veteranos, open masculino e feminino e profissional.
Os competidores terão suas manobras avaliadas de acordo com a intensidade (o quão alto o atleta faz as manobras), a execução (o quão bem executadas são as manobras) e a composição (quanto mais variações de manobras, melhor).
Segundo o secretário de Estado Adjunto de Esportes, Ricardo Sapi, as políticas públicas têm um importante papel ao apoiar diferentes modalidades.
“Muitas pessoas ficam sedentárias por não conseguirem se adaptar às modalidades mais tradicionais, ou mesmo por não gostarem. Quando viabilizamos a realização de um evento de wakeboard, apresentamos à população novas possibilidades, novos esportes que podem vir a cair no gosto dos mineiros”, ressalta Sapi.
Para 2018, o Brasil Wake Open também pode ser realizado com recursos captados via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. O evento, apresentado como projeto no edital 01/2016 do mecanismo, foi deliberado e aprovado no último mês de fevereiro. Desde então, está autorizada a captação de R$ 66.612,50 para sua execução no próximo ano.
Melhores do mundo
No sábado e no domingo, 6 e 7 de maio, a partir das 9h, os melhores atletas de wakeboard do planeta entram em ação em Nova Lima para a etapa brasileira do Campeonato Mundial de Wakeboard (Wakeboard World Series) 2017, a única da América Latina.
O circuito, que faz parte do calendário oficial da World Wake Association (WWA), contará com nomes da elite mundial da modalidade como Harley Clifford (Austrália), Cobe France (Austrália), Dean Smith (EUA) e Parker Siegele (Austrália) na disputa pela melhor colocação. Entre os brasileiros confirmados estão Deco Rondi, Marcelo Giardi, Victor Cordeiro, Felipe Miyamoto, entre outros.
Para Sapi, a vinda do Mundial só fortalece o cenário esportivo mineiro. “A internacionalização do nosso estado é uma das frentes do nosso trabalho. Ao atrairmos atletas estrangeiros, eventos de âmbito internacional, atraímos também os olhos do mundo para Minas Gerais e para nosso potencial turístico, esportivo, econômico, o que resulta em reconhecimento e desenvolvimento”, pontua.