Linhas de distribuição de energia passam por inspeções

A Cemig realizou, no último mês, inspeção aérea em todas as Linhas de Distribuição (LDs) da região Leste do Estado, com o objetivo é captar informações para diagnosticar e antecipar os possíveis problemas no sistema elétrico, principalmente em locais mais afastados das regiões urbanas. O helicóptero da empresa percorreu mais de 3 mil km de Linhas de Alta Tensão durante os trabalhos de inspeção.

A concessionária utilizou uma aeronave equipada com Gimbal, dispositivo de última geração que fornece imagens termográficas que detectam radiação infravermelha e  tem a capacidade de identificar os “pontos quentes” na rede elétrica, que surgem em função de uma má conexão na rede. Assim, é possível identificá-los de forma segura, sem a necessidade de desmontar equipamentos ou tocar na rede.

As inspeções aéreas são feitas principalmente em áreas rurais, onde uma inspeção por terra demoraria muito mais tempo. É um tipo de inspeção muito mais segura para empregados e clientes da Cemig, pois  o helicóptero opera sempre em uma altitude que garanta toda a segurança para a realização das manobras.

A partir dessas inspeções, a Cemig consegue programar as manutenções e o trabalho das equipes de campo de forma mais eficiente. O fornecimento de energia na região ganha em qualidade e confiabilidade já que a empresa consegue atuar precisamente, antes de um problema acontecer.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui