Mais de 100 estudantes são-gonçalenses participam da formatura do Progea

Na noite de quinta-feira (24), 117 alunos das escolas municipais de Tempo Integral do Centro e de Vargem Alegre participaram da formatura do Programa de Educação Ambiental (Progea) em São Gonçalo do Rio Abaixo. A cerimônia foi realizada no Centro Cultural, e, além dos formandos contou com a presença de professores, autoridades, pais de alunos e representantes da Polícia Militar e de Meio Ambiente.

O Progea objetiva estimular os estudantes a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos socioambientais que visem contribuir para a prevenção ambiental, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida, conhecendo o meio ambiente onde se encontram inseridos. Realizado pela Polícia Militar do Meio Ambiente, em São Gonçalo a iniciativa contou com a parceria das secretarias de Educação de Meio Ambiente.

Publicidade

A integração entre as secretarias foi destacada pelo prefeito Antônio Carlos. “Essa parceria mostra a sincronia de um governo que planta a semente do bem”, afirmou o chefe do Executivo que aproveitou o momento para pedir aos representantes da Polícia Militar de Meio Ambiente que estendam o programa a todas as escolas da rede municipal de ensino de São Gonçalo do Rio Abaixo. “Podem contar com nossa parceria para o Progea. Que ano que vem possamos fazer um programa ainda maior, que conscientize e capacite mais alunos, professores, enfim, a futura geração de São Gonçalo”, ressaltou Antônio Carlos.

Durante a solenidade os representantes da Polícia Militar de Meio Ambiente, tenente José Flavio da Silva e o sargento Wanderson Ribeiro agradeceram o apoio do município durante os três meses de realização do Progea. Eles reforçaram que trabalham em prol da sociedade e que todo cidadão de bem pode contar com a PM 24 horas por dia.

Para a secretária de Educação, Maria do Rosário Magalhães Melges (Zarinha), a prevenção é o melhor caminho para curar uma sociedade adoecida que, de forma inconsciente, degrada a natureza. “As orientações recebidas durante o Progea devem ser externadas para conscientizar outras pessoas”, defendeu Zarinha.

Pioneirismo

São Gonçalo do Rio Abaixo é a segunda cidade, entre as 11 que compõem o 26 Batalhão, a ser atendida pelo Progea. “Podemos nos considerar privilegiados por receber um programa dessa magnitude”, avaliou o comandante do 4º Pelotão da Polícia Militar, tenente Winder Luiz Cassimiro.

O pioneirismo do programa no município também foi citado pelo secretário de Meio Ambiente, Mário Alves de Andrade Neto. “A semente foi plantada. Tenho certeza que iremos colher bons frutos, pois acredito na educação como ferramenta de mudança”, assegurou Mário Neto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui