A carga das urnas é o momento em que são inseridos nos equipamentos o software de votação (Heverton Elias/Diário de João Monlevade)

O cartório da 150ª Zona Eleitoral concluiu o processo de carregamento de dados e testes das 239 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais do dia 15 de novembro nas cidades de João Monlevade e Rio Piracicaba.

A chefe do cartório, Hortência Carvalho Trindade, informou que são 175 urnas para as seções eleitorais de João Monlevade e 22 equipamentos de contingência. Já para Rio Piracicaba o número de urnas é de 38  com quatro de reserva. Até o dia das eleições, os equipamentos ficam guardados no cartório, onde há vigilância 24 horas.

A carga das urnas é o momento em que são inseridos nos equipamentos o software de votação, dados dos candidatos do município, dados dos eleitores de cada seção eleitoral e também a mídia de gravação de resultados, onde serão registrados os votos dos eleitores. Durante o procedimento, são feitos testes de funcionamento de todas as teclas da urna e do terminal do mesário, testes de áudio, vídeo e da impressora que gera a zerésima e boletim de urna.

Também são realizados, por amostragem, testes de votação com os candidatos reais, para checar o funcionamento do sistema. Após realizadas todas as etapas, as urnas recebem diversos lacres, que garantem a sua inviolabilidade até a data da votação.

As urnas eletrônicas são programadas para funcionarem somente no dia 15 de novembro, a partir das 6h, quando os mesários começam a preparar a seção eleitoral e emitem a zerésima.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui