Memorial da Cavalhada inaugura nesta sexta-feira

A construção, que celebra a cultura, a religiosidade e mantém viva a memória dessa manifestação popular, foi realizada em parceria com a mineradora AngloGold Ashanti

O Memorial da Cavalhada mantém viva a memória desta tradicional manifestação cultural do distrito de Brumal. É o símbolo da cultura e da religiosidade de um povo. A inauguração acontecerá amanhã (23), às 20h30, dentro da programação da Cavalhada de Brumal e Festa de Santo Amaro, que começa nesta sexta-feira.

Para a construção, com orçamento no valor de R$ 714.999,30, foi assinado um Termo entre a Prefeitura de Santa Bárbara e a mineradora AngloGold Ashanti em 2016. A AngloGold doou 550 mil para a obra.
A casa representa um total de 273m² de área construída, que foi repartida em duas partes. No subsolo ficarão vestiários, cozinha, depósito, lavanderia e salão de eventos. Já o pavimento térreo possui uma varanda (frente e fundos) e banheiros. Este espaço também abriga a rouparia típica, além de outros adornos que fazem referência a história da Cavalhada.

Homenageada

Maria Joaquina de Souza é quem dá nome a sede dos cavaleiros de Brumal, por ter representado os valores religiosos daquela comunidade.

Ao longo da tradicional Cavalhada de Brumal e Festa de Santo Amaro, do qual era devota fervorosa, ela sempre teve o seu lar como ponto de acolhida e partida dos cavaleiros.

Joaquina doou, em vida, o terreno de sua residência à Associação Comunitária de Brumal, sob a condição de que naquele local fosse construído um espaço para acolher os cavaleiros.
Esta nobre senhora construiu uma intensa trajetória de trabalho e dedicação em prol de sua comunidade, tendo falecido aos 93 anos.

Publicidade