Memorial Vale recebe show “Degrau da Sanfona” com shows na escadaria externa, neste sábado e domingo

Degrau da Sanfona Toninho Ferragutti (por Tarita de Souza)

Dias 25 e 26 de junho, sábado e domingo, sempre às 11h, na escadaria externa do Memorial Vale acontecem os pockets shows “Degrau da Sanfona”, com Toninho Ferragutti (SP) e Marcelus Anderson (MS), dia 25; e com Toninho Ferragutti (SP), dia 26. As apresentações integram a programação do Festival Sotaques da Sanfona Brasileira, que tem direção de Giselle Goldoni Tisoe e curadoria de Toninho Ferragutti. Em sua 1ª edição, o Festival reúne alguns dos maiores sanfoneiros do país e homenageia Luiz Gonzaga, em programação gratuita com shows, palestras e workshops, na Praça de Santa Tereza, no período de 24 a 26 de junho, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale. Programação em instagram.com/sotaquesdasanfona/ .

Toninho Ferragutti é um dos maiores músicos do país e apaixonado confesso pelo instrumento. “A sanfona, também chamada de gaita no Sul, integra a alma musical brasileira. Ela ajuda a escrever e iluminar a música popular das diversas regiões do Brasil. A sua grande beleza é ser um dos instrumentos de principal protagonismo na nossa música popular”, pontua. 

Marcelus Anderson é compositor e acordeonista, nascido em Aquidauana (MS), iniciou seu caminho musical com um acordeon de 48 baixos que ganhou de seu avô aos 8 anos de idade.  Nascido e criado no Pantanal Sul, tomou gosto e se identificou com a cultura Pantaneira. Trabalhou durante 12 anos com o grande artista Pantaneiro Almir Sater. Percorreu o Brasil inteiro levando a cultura Pantaneira com sua sanfona. Trabalhou com artistas de extrema importância para a música popular brasileira, tais como Sérgio Reis, Renato Teixeira, Almir Sater, entre outros. Participou de gravações de inúmeros artistas do meio sertanejo, como Michel Teló, Jads e Jadson, Marcos e Belutti, Henrique e Eduardo, Victor e Léo, Fernando e Sorocaba e muitos outros artistas de grande expressão nacional. Seu trabalho mais recente foi gravando acordeon e violão para as trilhas da novela Pantanal, da Rede Globo. Também participou de cenas da novela acompanhando o personagem Eugênio (Almir Sater), em festas na fazenda de Zé Leôncio (Marcos Palmeira). 

Toninho Ferragutti é músico, compositor e arranjador, nasceu no interior do Estado de São Paulo, onde foi incentivado pelo pai, Pedro Ferragutti, também músico saxofonista e compositor de valsas, choros, dobrados e marchas. Em mais de 35 anos de carreira bem-sucedida, participou de shows e álbuns de importantes artistas no Brasil e exterior, como Gilberto Gil, Edu Lobo, Antonio Nóbrega, Elba Ramalho, Mônica Salmaso, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Chico Cesar, Sivuca, Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon, Lenine, Paulo Moura, Marisa Monte, Elza Soares e muitos outros. Também já tocou com diversas orquestras sinfônicas como a OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Tem 15 álbuns solo e em parceria, recebeu diversos prêmios e indicações ao Grammy Latino. É professor, promove oficinas musicais em sua casa, e é devoto de Dominguinhos, Hermeto Pascoal e Gilberto Gil.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui