Minas Gerais começou 2018 com 45% das vagas destinadas a Pessoas com Deficiência (PCDs) não preenchidas, segundo dados do Ministério do Trabalho. Dos cerca de 60 mil postos que deveriam ser direcionados pelas empresas aos candidatos, conforme a lei de contratação de Deficientes nas Empresas (8.213/91) em vigor no país há 26 anos, apenas 55% estão devidamente ocupados, de acordo com a Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais (SRT-MG).

Boa parte das cerca de 3 mil empresas mineiras que se enquadram nas prerrogativas da Lei de Cotas, assim como no restante do país, oferece vagas para pessoas com deficiências somente para cumprir a legislação, conforme avaliação da SRT-MG.
No Estado, ainda há aquelas empresas que simplesmente não cumprem a legislação (cerca de 700) ou oferecem menos vagas do que deveriam (100).

A chamada Lei das Cotas para pessoas com deficiência estabelece que se a empresa tem entre 100 e 200 empregados pelo menos 2% das vagas devem ser garantidas a beneficiários reabilitados e pessoas com deficiência. A porcentagem varia de acordo com o número total de contratados, chegando a um máximo de 5%, caso haja mais de 1.001 funcionários.

Menos de 1% das PCDs estão no mercado de trabalho

Quase 24% dos brasileiros, o equivalente a cerca de 45 milhões de pessoas, possuem algum tipo de deficiência, segundo o censo 2010 do IBGE. Mais triste, no entanto, é a porcentagem dessas pessoas que, também conforme o último censo, estavam incorporadas ao mercado de trabalho: menos de 1% (403 mil).

Esses números não se alteraram significativamente ao longo dos últimos sete anos. A realidade, em todo o país, ainda é de grande oferta de vagas para PCDs, por empresas que se esforçam para cumprir a Lei de Cotas, e de pouca procura por parte dos potenciais beneficiados.

Vagas em aberto

Nesta semana, nas unidades do Sine em Minas Gerais, há 241 ofertas de vagas para pessoas com deficiência, em cargos como:

Auxiliar de linha de produção
Auxiliar de marceneiro
Auxiliar de operação
Borracheiro
Conferente de carga e descarga
Conferente de logística
Consultor de vendas
Empacotador, a mão
Faxineiro
Instalador-reparador de linhas e aparelhos de
telecomunicações
Oficial de serviços gerais na manutenção de edificações
Operador de processo de produção
Operador de telemarketing ativo
Operador de vendas (lojas)
Promotor de vendas
Recepcionista, em geral
Recuperador de crédito
Repositor de supermercados

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui