Três possíveis cenários para o começo da vacinação contra a Covid 19, no Brasil, foram traçados pelo Ministério da Saúde. Na melhor das hipóteses, a imunização começaria no dia 20 de janeiro. O segundo cenário é o da vacinação iniciando-se entre o dia 20 de janeiro e 10 de fevereiro. Já no cenário menos favorável, segundo o secretário executivo do Ministério, Élcio Franco, a vacinação teria início a partir de 10 de fevereiro.

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informa que nenhum dos laboratórios solicitou ainda o registro da vacina, seja para o uso emergencial, em tese com um procedimento mais rápido, seja para o registro tradicional do medicamento.

Ontem (30), a vacina produzida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, na Inglaterra, foi autorizada para imunização da população do Reino Unido. Esta é a 2ª vacina contra a Covid-19 aprovada pela Grã-Bretanha, a 1ª foi a da farmacêutica Pfizer.

A Fiocruz, do Brasil, trabalhou junto com a Oxford durante os testes clínicos da vacina aprovada, ontem (30), no Reino Unido. Segundo o laboratório brasileiro, 1 milhão de doses do medicamento serão entregues ao Ministério da Saúde entre os dias 8 e 12 de fevereiro. Além disso, a Fiocruz espera iniciar a fabricação nacional do medicamento a partir de 22 de fevereiro, com estimativa de produzir 210 milhões de doses em 2021.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui