Ministro anuncia entrega de trecho de duplicação da BR-381, em Antônio Dias

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, deverá estar presente nesta sexta-feira (19) durante a liberação de cerca de 15 km de pista duplicada na BR-381, em Antônio Dias. O evento está agendado para as 11h30.

As obras fazem parte do lote 3.1, conhecido como “binário pista nova”.

O trecho que será liberado para o trânsito faz parte do lote 3 e está entre os municípios de Jaguaraçu e Antônio Dias, no Vale do Aço. O tráfego será liberado entre os quilômetros 300 e 314. Nos quilômetros 303 e 314 serão realizados desvios que vão dar acesso aos túneis Antônio Dias e Prainha. Inicialmente, esse trecho funcionará em mão dupla. Isso é necessário para que seja concluída a modernização da pista antiga. Após o término desse trabalho, o trecho passará a ser de mão única, com tráfego no sentido de Governador Valadares a Belo Horizonte. Na pista restaurada, o trânsito seguirá no sentido contrário.

Até o momento, já foram concluídos 63% do lote 3, compreendido entre o entroncamento da MG-320 para Jaguaraçu e o Ribeirão Prainha, e 77% do lote 7, entre o Rio Una e Caeté.

O trecho inclui a liberação de dois túneis e mais uma ponte. A pista de concreto duplicada faz parte do lote 3.1. Já os túneis integram o lote 3.3, concluídos em outubro de 2015. Nos KM 303 e KM 314 serão realizados desvios que vão dar acesso aos túneis Antônio Dias e Prainha.

Inicialmente, esse trecho funcionará em mão dupla. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), isso é necessário para que seja concluída a modernização da pista antiga. Após o término desse trabalho, o trecho passará a ser de mão única, com tráfego no sentido de Governador Valadares a Belo Horizonte. Na pista restaurada, o trânsito seguirá no sentido contrário.

Os 15 km que serão liberados fazem parte do lote 3.1, em que 63% das obras foram concluídas, do entroncamento da MG-320 para Jaguaraçu e o Ribeirão Prainha. Outro trecho em obras é do lote 7, entre Rio Una e Caeté, em que 77% das obras já foram entregues. A expectativa é que todo o trecho dos lotes 3 e o 7 sejam concluídos até o final deste ano.

A duplicação de 330 km da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, teve início em 2014. No entanto, somente os trechos dos lotes 3 e 7 estão em obras. O governo federal informou que será feita a concessão da rodovia para a iniciativa privada, incluindo o término da duplicação dos demais trechos, que totalizam oito e foram divididos em 11 lotes.

Publicidade

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui