Quem nunca sofreu com problemas de internet? E quando essas dificuldades ocorrem nas piores horas possíveis, como em uma reunião ou no meio de um filme com a família?

São nesses momentos que valorizamos uma internet de qualidade, que não nos prejudica. E quando falamos em uma conexão excelente, com certeza podemos citar a fibra ótica.

Ela é o tipo de internet mais moderna, que surgiu como uma melhoria para a banda larga, e cada vez mais, os consumidores exigem essa instalação para as grandes provedoras.

Anúncios

O que é a internet de fibra ótica?

Mas antes de falarmos sobre as suas vantagens, é importante entender o que é a fibra ótica e o que a torna diferenciada das demais, fazendo com que ela seja cada vez mais cobiçada.

Como o próprio nome nos mostra, a conexão é realizada através de cabos de fibra feitos com filamentos de vidro, fazendo com que eles sejam tão finos quanto um fio de cabelo.

Essa estrutura torna a conexão muito mais acelerada do que as convencionais, pois ela consegue transmitir o sinal de maneira mais veloz e com mínimas interferências de outros aparelhos.

São diversos benefícios trazidos pela fibra ótica para o consumidor, mas vamos destacar os principais deles, que são:

  • Velocidade na transmissão de dados;
  • Maior segurança nas transmissões;
  • Menos interferências externas.

Maior velocidade na transmissão de dados

Ao contratar um plano oi fibra curitiba para sua residência, você terá uma velocidade e estabilidade de conexão muito maior do que de uma internet de cobre convencional.

Claro que varia muito por conta da quantidade de aparelhos que utilizarão a mesma rede que você, e também é necessário posicionar o roteador em um lugar estratégico da casa.

Mas nada que um bom repetidor de sinal não ajude a manter a qualidade da conexão. O principal ponto é saber que utilizar uma internet de fibra ótica é um ótimo investimento na questão de potência e velocidade.

Mais segurança na transmissão de dados

Diferentemente dos cabos convencionais de cobre, a fibra ótica não utiliza a eletricidade na sua conexão, mas a luz. Dessa forma, não há superaquecimento da rede, diminuindo a possibilidade de um incêndio.

O risco de sofrer danos também diminui por conta do seu material, mas é importante destacar que esse tipo de fio é bem mais frágil e é necessário um cuidado maior para não pisar ou dobrar o cabo.

Porém, a durabilidade desse tipo de cabeamento precisa ser destacada. Ao contrário do cobre, a fibra ótica não sofre com oxidação, por conta do material que é utilizado na sua composição.

Menos interferências externas

Outro ponto positivo é a diminuição de interferências causadas nas transmissões. Por conta do material utilizado, as oscilações e falhas são praticamente imperceptíveis para o consumidor.

O sinal chega “limpo” para os aparelhos e a área de cobertura da fibra ótica é bem maior. Você não é prejudicado pelo alto tráfego de informações que podem circular na web.

São diversos pontos positivos que fazem com que a fibra ótica seja a escolha ideal para quem deseja uma internet de alto desempenho e sem imprevistos para as tarefas do dia a dia.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui