Município do Médio Piracicaba é premiado pelo Cidades Inteligentes

Santa Bárbara foi vencedora na categoria sustentabilidade com a obra do cemitério vertical biosseguro, primeiro público do Brasil nesse padrão

Santa Bárbara foi vencedora na categoria sustentabilidade com a obra do cemitério vertical biosseguro, primeiro público do Brasil nesse padrão

O município de Santa Bárbara, localizado no Médio Piracicaba e associado da Amepi, foi premiado na 1ª edição do Prêmio Cidades Inteligentes, com a obra do cemitério vertical biosseguro, primeiro público do país e único nesses moldes em Minas Gerais.

Santa Bárbara foi o único Município da região a ser condecorado com o prêmio. A premiação é na categoria sustentabilidade, junto com outros cinco municípios, e será entregue no dia 5 de dezembro, em Belo Horizonte.

Ao todo, 100 projetos foram inscritos e, entre municípios, entidades, empresas e personalidades serão 60 agraciados.

Cidades Inteligentes

O Cidades Inteligentes é uma ação de reconhecimento da Dalmass Pós-graduação, em parceria com as Associações Microrregionais dos Municípios de Minas Gerais. A finalidade é selecionar, premiar e difundir o conceito das smart cities como espaços humanos, que disponibilizam a tecnologia a serviço das pessoas, valorizando a gestão pública eficiente, o empreendedorismo, a transparência e a sustentabilidade.

Projeto premiado

O cemitério vertical biosseguro de Santa Bárbara conta com 265 gavetas, distribuídas em sete andares, com durabilidade superior a 50 anos. São peças únicas, sem emendas, produzidas em fibra de vidro e resina de garrafa pet. Cada túmulo construído significa 167 garrafas pet a menos no meio ambiente.

Os corpos permanecem nas gavetas por três anos, num processo de decomposição, sendo, então, direcionados, posteriormente, para um ossuário.

O modelo de sepultamento não contamina o ar, o solo ou o lençol freático, bem como reduz o nível de enxofre lançado no meio ambiente.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui