Os municípios associados ao Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba (Consmepi) serão beneficiados em breve com a implantação de um “castramóvel” de cães e gatos, com intuito de implementação de políticas públicas que visem o controle reprodutivo e que contribuam com o bem estar desses animais.
A implantação da unidade veterinária é justificada como meio de prevenção de saúde pública, além de evitar o abandono e sofrimento de animais. “A falta de cuidados, a negligência ou a irresponsabilidade na tutela ou guarda desses animais, aliada à omissão do poder público, têm contribuído para um aumento exponencial da população de cachorros e gatos e se transformado em um sério problema de saúde pública. Por ser também uma questão humanitária, a esterilização de animais objetiva findar com os animais errantes dos municípios e a alternativa é exatamente a castração dos animais pobres, cujas crias indesejadas são cotidianamente abandonadas nos logradouros e se tornam uma problema de ordem pública”, traz o documento.
Custo
Um edital de licitação para compra do veículo adaptado para unidade veterinária de castração de animais de pequeno porte que será usado como o “castramóvel” já foi publicado. O automóvel terá valor máximo de cerca de R$ 204 mil e será pago pelos municípios consorciados.
Interessados em participar do processo, tem até o dia 3 de maio para apresentar documentos e propostas. O edital pode ser solicitado por meio do e-mail [email protected], bem como no portal oficial www.amepi.org.br. Outras informações no telefone (31) 3852-1541.
Consmepi
O Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba, foi criado em 2014 entre os municípios da Amepi com intuito multifinalitário para agregar forças que suprem as dificuldades dos municípios.