Museu do Tropeiro comemora 16 anos neste fim de semana

Shows, confraternização e religiosidade prometem movimentar o distrito de Ipoema

A Prefeitura de Itabira comemora, na sexta-feira (5) e sábado (6), o 16º aniversário do Museu do Tropeiro, no distrito de Ipoema. Shows, manifestações artísticas, confraternização e religiosidade fazem parte da programação. A festa atrai milhares de pessoas ao distrito todos os anos.

Na sexta-feira, a festa começa em Santa Bárbara, com a bênção e saída dos cavaleiros rumo a Ipoema. A jornada da comitiva está marcada para as 8h30, em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio. Os cavaleiros percorrerão 58 quilômetros até Bom Jesus do Amparo, onde passam a noite. Também às 8h30, em Taquaraçu de Minas, haverá bênção e saída dos cavaleiros para a comemoração do aniversário do Museu do Tropeiro. Em Bom Jesus do Amparo, a partir das 20 horas, acontecerá a recepção das comitivas no Parque de Exposições Tiné Motta.

Já no sábado, comitivas sairão da Chapada Tendas, do distrito de Senhora do Carmo, e da região do Bamba, com destino ao Haras Velho Oeste, em Ipoema. Em Bom Jesus do Amparo, a tropa será abençoada antes de continuar a cavalgada até o Haras Velho Oeste.

Em Ipoema, a confraternização dos cavaleiros está prevista para começar ao meio-dia. Às 13h30, os participantes poderão curtir um show com o Boteco Garcia. Após a confraternização, as comitivas seguirão para o Museu do Tropeiro, onde receberão a tradicional bênção dos cavaleiros. Essa é uma tradição, cultuada todos os anos, em homenagem aos antigos tropeiros.

De acordo com a gestora do Museu do Tropeiro, Ana Maria Lima, este ano a festa contará com uma homenagem especial ao senhor Onelvino Coelho, um dos tropeiros mais antigos da região. Ele faleceu neste ano, aos 96 anos de idade, mas deixou em Ipoema um valioso legado de trabalho e contribuições histórica e cultural. “Conviver com o senhor Onelvino era reviver o tropeirismo e suas particularidades como a alegria, o amor pelo trabalho e a honestidade, que eram traços fortes que marcaram essa função”, disse Ana Maria Lima.

A comemoração contará ainda com show de Roanne e Augusto e com as apresentações dos Estaladores de Chicotes, Lavadeiras de Ipoema e da Orquestra de Viola Sementinha de Itabira. Logo após, a festa continua com o show de Rondinele Viola e Glauciano. Quem encerra a noite é Bruno Bahia e Rock Sanfoneiro. Durante a comemoração, o público poderá conferir as barraquinhas de artesanato local e comidas e bebidas da região.

O Museu do tropeiro fica na travessa Professor Manoel Soares, 217. Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Aos domingos e feriados, o funcionamento acontece das 9h às 12h e das 13h às 16h. A entrada é franca.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3833-9254.

Mais segurança

Para proporcionar mais segurança e comodidade ao público, a Prefeitura de Itabira disponibilizará agentes de trânsito e seguranças particulares durante todo o evento. A comissão organizadora da festa, nomeada pelo prefeito Ronaldo Magalhães, alinhou com a Polícia Militar que policiais realizarão a fiscalização nas estradas e durante a festa, garantindo assim a preservação do evento e integridade do público.

Confira a programação:

Dia 5/4 – Sexta-feira
8h30: Bênção e saída das comitivas de Santa Bárbara (em frente a Igreja Matriz de Santo Antônio) para comemoração do aniversário do Museu do Tropeiro;
8h30: Bênção e saída das comitivas de Taquaraçu de Minas (Parque de Exposições Aristeu Eduardo Moreira) para comemoração do aniversário do Museu do Tropeiro;
20h: Chegada e recepção das comitivas em Bom Jesus do Amparo (Parque de Exposições Tiné Motta).

Dia 6/4 – Sábado
9h: Saída dos cavaleiros da Chapada Tendas com destino a Ipoema (Haras Velho Oeste);
10h15: Saída dos cavaleiros de Senhora do Carmo com destino a Ipoema (Haras Velho Oeste);
10h15: Saída dos cavaleiros do Bamba com destino a Ipoema (Haras Velho Oeste);
10h15: Bênção e saída dos cavaleiros de Bom Jesus do Amparo com destino a Ipoema (Haras Velho Oeste);
12h: Início da confraternização dos cavaleiros no Horas Velho Oeste (1,5 quilômetro de Ipoema, na região da Resina Buiú);
13h30: Show do Buteco do Garcia (Haras Velho Oeste);
15h30: Organização das comitivas para saída do Haras Velho Oeste;
16h: Saída dos cavaleiros para recebimento da bênção em frente ao Museu do Tropeiro;
16h45: Bênção dos cavaleiros em frente ao Museu do Tropeiro;
18h: Show com Roanne e Augusto
19h: Apresentação dos Estaladores de Chicote e Lavadeiras de Ipoema;
20h: Apresentação da Orquestra de Viola Sementinha de Itabira;
21h: Show com Rondinele Viola e Glauciano;
22h30: Show com Bruno Bahia e Rock Sanfoneiro.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui