As crianças puderam usaram argila para modelar diversos itens em um dos stands montado na Praça

A Prefeitura de João Monlevade e o Departamento de Água e Esgoto (DAE) promoveram na manhã desta quarta-feira (22) um evento na Praça do Povo, na área central da cidade, em comemoração “Dia Mundial da Água”.

Milhares de pessoas passaram pela Praça e acompanharam os trabalhos que ocorreram das 09h às 12h.

Várias atividades marcaram o evento como o túnel dos sentidos com sons, cheiros e texturas da mata atlântica; bolas de sementes; bolhas de sabão gigante; mãos ao barro, onde as crianças puderam modelar peças em argila; jogo de tabuleiro; horta orgânica, onde os visitantes acompanharam todo o processo de fabricação do adubo orgânico e o stand para aferição da pressão arterial.

Em um dos stands montados pelo DAE foi realizada uma campanha onde foram recolhidas cerca de 50 garrafas pets com óleo de cozinha usado. Quem entregava pelo menos uma garrafa com o material recebia um brinde. O óleo usado será repassado para entidades do município para a fabricação de sabão e biodiesel.

Bell Silva
A prefeita Simone Carvalho Moreira (PSDB) visitou os stands e a feira instalada na Praça

Alunos e professores das escolas Nepe, Papini, Cicinha Moura e Pedacinho do Céu visitaram os stands e participaram das oficinas e brincadeiras. Eles também apresentaram coreografias e um coral, onde cantaram músicas relacionadas ao tema da água.

Segundo Cleres Roberto, diretor do DAE, o objetivo do evento foi para orientar, esclarecer dúvidas, além de proporcionar aos alunos e visitantes atividades dinâmicas de conscientização do consumo racional da água.

Equipamento utilizado pelo DAE para mostrar o desperdício de água por causa de uma torneira defeituosa

A DAE montou em um dos stands um equipamento com três torneiras com gotejamento para mostrar aos visitantes o quanto de água é desperdiçado através de uma torneira defeituosa.

A prefeita Simone Carvalho Moreira (PSDB), também visitou o evento e disse que a Prefeitura é parceira do projeto e que cada cidadão precisa ter a consciência sobre a importância em se preservar a água, tão escassa no planeta.

Uma equipe do Meio Ambiente da Mineradora Vale esteve presente ao evento

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Civil Florestal de Itabira, outra da Polícia Militar de Meio Ambiente, da 17ª Companhia de Polícia Militar Independente e uma de Trânsito, estiveram na praça em apoio ao evento.

Uma blitz foi realizada com a distribuição de panfletos sobre o Dia Mundial da Água

Durante as atividades fiscais do Settran (Setor de Trânsito da Prefeitura), funcionários do DAE e da Secretaria de Meio Ambiente realizaram uma blitz educativa em frente à Praça, onde foram entregues folhetos alusivos à campanha para os motoristas, pedestres e passageiros dos ônibus do transporte coletivo municipal.

Os vereadores Lelei do Fraga, Cebolina e Fábio da Prohetel também visitaram os stands montados na Praça em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui