Nova Era recebe projeto de cinema itinerante sustentável

Programação une arte, cinema e sustentabilidade

Neste sábado (27), o projeto de cinema itinerante Cinesolar chega a cidade de Nova Era com uma programação unindo arte, cinema e sustentabilidade. As atividades começam a partir das 18h na Praça Juquinha Lima – Praça da Igreja São Caetano. Em caso de chuva, o evento será transferido para o salão Paroquial da Igreja São Caetano. A atividade é gratuita.

Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, por meio de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas.

No interior do veículo há 100 assentos para o público e telão com metragem de 200 polegadas (que são levados para fora para a montagem da “sala de cinema”), além de sistema de projeção e um DJ ou VJ. Quando chegam às cidades os equipamentos são retirados do veículo e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

Das 18h às 19h, a programação começa com um curta voltado ao público infantil. Após, será exibido o longa “Colegas”. O filme de aventura e comédia brasileiro dirigido e roteirizado por Marcelo Galvão. É estrelado por Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Breno Viola. Ele é o primeiro filme brasileiro protagonizado por atores com síndrome de Down.

O projeto

Desde o início das atividades, em 2013, o Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou mais de 400 sessões, ultrapassando 69 mil espectadores. A economia de energia elétrica chega a 306.900 watts, equivalente a mais de cinco mil horas de uma televisão de 20 polegadas ligada ininterruptamente. Além de realizar sessões sustentáveis, as temáticas dos filmes trazem a sustentabilidade à tona.

Juntamente com a programação é realizada uma exposição tecnológica sustentável, mostrando como funciona o carro, além de informações sobre os princípios básicos da energia solar, produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no cotidiano.

O projeto conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além de parcerias com organizações e empresas no Brasil e no exterior que trabalham em prol do meio ambiente e a sustentabilidade.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui