O prefeito de João Monlevade Laércio Ribeiro (PT), publicou no final da tarde desta terça-feira (6), um novo decreto que restringe ainda mais o comércio na cidade.

O município está na “Onda roxa”, a fase mais rígida do Programa Minas Consciente Governo de Minas.

O documento, que entra em vigor a partir desta quarta-feira (7) e vai até o dia 12 de abril. Ele determina o horário de funcionamento de atividades comerciais com potencial de aglomeração de pessoas e regulamenta sobre a restrição de circulação em vias públicas para enfrentamento da situação de emergência pública, causada pela Covid 19.

Dentre as principais mudanças estão o funcionamento de atacarejos, hipermercados, supermercados, mercados e demais estabelecimentos de comércio de gêneros alimentícios de segunda a quinta-feira, entre 05h às 19hr. Em relação, a sexta-feira, o funcionamento será permitido no horário de 05h às 23h.  Aos sábados e domingos, os estabelecimentos deverão permanecer fechados, podendo oferecer apenas os serviços de delivery. Ficando proibida a retirada no local.

Esses estabelecimentos só poderão vemder produtos do gênero alimentício, de bebidas, produtos de higiene e limpeza, ficando proibido a comercialização de produtos de outros gêneros. Os produtos proibidos de comercialização deverão ser isolados do acesso aos consumidores, no período que perdurar o presente decreto.

As lotéricas e atividades similares, poderão funcionar de segunda à sexta-feira, no horário entre 08h às 18h, permanecendo fechado nos sábados e domingos.

As padarias, lanchonetes e atividades similares, poderão funcionar de segunda a sexta-feira, no horário entre 06h às 18h e não podendo haver consumo no local.

As farmácias poderão funcionar de segunda a sexta-feira, podendo comercializar somente medicamentos e produtos de higiene e limpeza, no horário entre 08h às 19h, após este horário e aos finais de semana apenas por escala de revezamento ou na forma de delivery.

Os hortifrúti e atividades similares, poderão funcionar de segunda a quinta-feira, entre 06h às 19h. Em relação, a sexta-feira, o funcionamento será permitido no horário de 05h às 23h.

Os Depósitos de materiais de construção e afins, poderão funcionar de Segunda a Sexta-feira, entre 07h às 17h.Nos finais de semana ficarão fechados.

As atividades de cunho religioso poderão funcionar de segunda a sexta-feira, com ocupação máxima de 25% (vinte e cinco por cento) das vagas nos locais, uso de máscaras, todos sentados e observando-se a distância mínima de 03 (três) metros entre cada um dos presentes, bem como, o fornecimento obrigatório de álcool em gel nas portas dos locais. Aos sábados e domingos deverão permanecer fechados.

Confira o decreta na íntegra aqui.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui