O Brasil pode se tornar um país líder em eSports?

Os esportes virtuais se tornaram um fenômeno no Brasil, que chama a atenção de equipes profissionais, plataformas esportivas e grandes marcas patrocinadoras, além de realizar torneios e eventos em seu território.

Esportes virtuais se destacam no Brasil

O Brasil é reconhecido há anos pela qualidade de seus atletas. Mais precisamente no âmbito do futebol, os jogadores brasileiros são continuamente apontados como os melhores do mundo. No entanto, os esportes virtuais também se tornaram um cenário em que os brasileiros encontraram um novo espaço para se destacar e criar torneios de classe mundial, como demonstra, por exemplo, o Campeonato Brasileiro de League of Legends. Para essa competição, são reunidas as melhores equipes profissionais do país, com a intenção de definir não apenas quem conquistará o primeiro lugar na história, mas também o acesso a exclusivos torneios internacionais nos quais apenas a “elite” do mundo virtual compete. Vale ressaltar que o League of Legends, mencionado anteriormente, é apenas um dos principais tipos de esportes eletrônicos que existem na atualidade. Nesse contexto, também é possível encontrar games de Battle Royale, com títulos como Fortnite, jogos de luta, como Street Fighter, e simuladores de esportes, como os da franquia FIFA.

Os protagonistas brasileiros nos eSports

Gamers e equipes do país se tornaram referência global em várias modalidades de eSports, como o supracitado League of Legends, devido à popularidade que têm nesse contexto. De acordo com a plataforma de e-Sporte da ESPN, os gamers YoDa, Alanzoka e Jukes foram os streamers brasileiros mais assistidos no Twitch em 2018, obtendo uma rede leal de fãs em todo o mundo.

Equipes esportivas também têm se associado ao âmbito dos eSports. Times renomados como o Flamengo assumiram a liderança em algumas das maiores competições da área, chamando a atenção de seus torcedores e atraindo o olhar de várias plataformas originalmente mais focadas em esportes tradicionais. Exemplos disso são as seções dedicadas às notícias de eSports em sites como ESPN ou eSportv, da Rede Globo. Além desses sites, outras plataformas que têm abraçado a expansão do universo dos eSports no Brasil são as de apostas esportivas online, como é o caso da Betway, nas quais são disponibilizadas as odds relativas aos jogos de que participam as maiores equipes do país. League of Legends é o maior fenômeno de eSports do Brasil e conta com a participação de grandes marcas tanto na organização quanto no patrocínio de torneios, caso do Red Bull Player One. Essa competição oferece a jogadores amadores a chance de se enfrentarem em um torneio 1×1 de modo a obter só um vencedor global.

Games e o benefício econômico

A grande atenção que os eSports conquistaram ao redor do mundo levou alguns dos torneios dedicados a esse estilo a oferecer prêmios maiores do que os de algumas das principais competições esportivas, como a própria Copa Libertadores. Um exemplo disso é a competição The International, focada em DOTA 2, evento que, para sua edição de agosto passado, coletou mais de US$ 30 milhões mediante crowdfunding com os fãs do videogame, premiando a equipe vencedora com mais de US$ 15 milhões e distribuindo o restante entre os melhores times depois dela.

Além de ser um sucesso global em termos de premiação, os videogames que deram origem aos eSports também fizeram o Brasil se tornar um centro de inovação e desenvolvimento referente ao ramo. Com isso, tecnologia e eSports estão abrindo caminho para a criação de novos empregos no país, e cursos de desenvolvedores de games, como o oferecido por plataformas como a Uaitec, vêm surgindo com bastante força. Até mesmo o Ministério da Cultura tem se envolvido nessa área, fazendo parceria com associações de games e universidades com o intuito de oferecer cursos gratuitos de alta qualidade e colaborar, dessa forma, com o crescimento do setor.

Existem várias razões pelas quais os eSports têm tanta popularidade no Brasil e no mundo, fazendo dos gamers brasileiros e das equipes do país uma potência do ramo. Certamente, o crescente número de competições de eSports que ocorrem no país é uma amostra do potencial que o Brasil tem de se tornar líder na área.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui