O crescimento do YouTube no Brasil chamou a atenção de diferentes criadores de conteúdo. Além de canais humorísticos ou de notícias, a plataforma também abriu espaço para os músicos. A Orquestra Sinfônica de Piracicaba aproveitou essa oportunidade para criar um perfil na rede social e tem publicado diferentes conteúdos por lá, inclusive shows completos com quase uma hora de duração. A ideia é usar a rede para divulgar a orquestra mais importante da cidade.

Com um pouco mais de 300 inscritos e quase 70 vídeos publicados, o canal da Orquestra Sinfônica de Piracicaba ainda tenta conseguir mais seguidores nas redes. Por isso, os vídeos publicados costumam ser variados, com homenagens e até mesmo lições de músicas. Além disso, os responsáveis pela rede têm publicado vídeos especiais com a presença de músicos tradicionais da cidade, como o flautista Felipe Santos.

Essa variedade de conteúdo é uma das fórmulas para conseguir mais inscritos no YouTube, assim como acontece em qualquer rede social. Entretanto, essa não é a única maneira. A produção de conteúdos de qualidade profissional, principalmente com montagens, pode ser algo interessante e até simples. Criar vídeo com fotos, por exemplo, se transformou em uma tarefa mais fácil com o Picture Video Maker da InVideo.

Anúncios

A ferramenta gratuita e online disponibiliza uma biblioteca com quase 4 mil templates, o que facilita na criação da montagem, além de imagens, áudio e vídeos. O software também possui a capacidade de renderizar e exportar os vídeos em poucos minutos, e assim ajuda os mais inexperientes em redes sociais.

Isso faz com que a produção de conteúdos seja ainda mais chamativa para os usuários, algo que o canal oficial da orquestra ainda deixa a desejar. Os vídeos disponibilizados costumam ser lives ou pouco produzidos e editados. A qualidade da música é inquestionável, mas o uso de alguns conhecimentos do marketing digital pode garantir sucesso na web.

Inspiração em outros canais

Uma ideia valiosa para a Orquestra Sinfônica de Piracicaba é copiar alguns casos de sucesso da cidade. Por exemplo, desde o início do ano a Fundação Casa de Cultura conta com um canal no YouTube. A organização tem publicado diferentes vídeos, mas com uma qualidade boa e uma edição mais profissional. Isso faz com que o canal tenha mais que o dobro de inscritos da orquestra, mesmo tendo apenas sete meses.

Outro exemplo positivo é a Casa de Música de Ouro Branco, que também criou um perfil na rede social de compartilhamento de vídeos em 2020. O grupo tem muitos vídeos de qualidade, e está perto de atingir os mil inscritos. Essa é a resposta do público, que gosta de canais com conteúdos bem editados e profissionais. É quase uma regra básica que existe na internet, e principalmente nas redes sociais.

Brasileiro se destaca no consumo de vídeo

O sucesso do YouTube no Brasil mostra que a iniciativa da orquestra da cidade é interessante, e tem potencial para crescer. Entre todos os países do mundo, o nosso país é o segundo que mais consome vídeos na plataforma e tem uma projeção de crescimento ainda maior para o futuro. A própria Google já afirmou que vê o mercado brasileiro como um dos mais importantes.

A Orquestra Sinfônica de Piracicaba está se adaptando ao mundo digital, e isso demanda tempo e muitas lições. O grupo é um dos mais tradicionais da cidade, e possui uma qualidade incrível. Disponibilizar concertos no YouTube, sem qualquer preço, é uma iniciativa importante e que promete dar mais visibilidade. Só faltam os criadores de conteúdos ganharem mais experiência, e produzirem conteúdos editados profissionalmente para os inscritos.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui