Palestra sobre Câncer de Mama desperta interesse de homens em São Gonçalo

O mastologista Danilo Costa alertou que o câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo

A palestra “Câncer de Mama: Vamos falar sobre isso?” promovida pela Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, na tarde dessa terça-feira (18), atraiu considerável público masculino. O evento ocorreu no Centro Cultural, mas a maioria dos participantes foram mulheres de diversas faixas etárias.

Anúncios

Proferida pelo mastologista Danilo Costa, a palestra integra as ações da Secretaria Municipal de Saúde, em alusão ao movimento Outubro Rosa que tem por objetivo fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e estimular a participação da população na luta contra doença.

Continue lendo após o anúncio

Conforme destacou o secretário de Saúde, Almir Santos, durante a abertura do evento, algumas ações em alusão ao Outubro Rosa também são realizadas pelas equipes de Estratégia em Saúde da Família (ESF). A presença de vários homens foi comentada pelo secretário de Saúde. “Observamos muitos homens aqui e vocês têm um papel importante em apoiar e incentivar as mulheres”, disse Almir.

Prevenção

O mastologista Danilo Costa alertou que o câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo. A prevenção como o simples autoexame das mamas, pode ser alternativa eficaz para detectar a doença no estágio inicial, contribuindo para ampliar as chances de cura.

Costa alertou para a importância do autoexame ocorrer entre o 7º e 14º dia do ciclo menstrual, com movimentos de vai e vem, circulares e concêntricos. A quaisquer indícios de problemas, as mulheres devem procurar um médico.

No Brasil, toda mulher tem direito a exame de mamografia na faixa etária entre 40 a 69 anos de idade. Em São Gonçalo, as equipes do ESF e postos de saúde atuam com atenção redobrada. A quaisquer sinais de problemas, os exames de mamografia são concedidos independente da idade dos pacientes.

Anúncios
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui