Palestras abrem “Semana do Produtor Rural” de São Gonçalo

A 2ª Semana do Produtor Rural de São Gonçalo do Rio Abaixo começou nessa segunda-feira (12). Mais de 70 pessoas prestigiaram as palestras ‘Cultivo Convencional e Orgânico’ e ‘Pomares Caseiros’ ministradas na Escola Municipal do Una.

Pequenos produtores rurais, aposentados, donas de casa e estudantes prestigiaram as palestras ministradas pelo extensionista agropecuário da Emater, Nilson Fidelis. Ele apresentou dicas importantes sobre o planejamento de hortas, sistemas de irrigação e vários outros assuntos relacionados ao cultivo de plantas.

Na sequência, foram exibidos dados para a manutenção de pomares caseiros. Os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura Cléber Martins e Bruno Alves esclareceram dúvidas dos participantes e apresentaram dicas para eliminar fungos e pragas de frutas, dentre outras práticas.

A moradora do Una, Célia de Almeida, revela ter aprofundado o aprendizado. “Achei perfeitas as apresentações. Não tinha conhecimento de muita coisa”, elogiou.

Opinião semelhante declarou a também moradora da localidade, Margareth Rodrigues. “Os palestrantes apresentaram dicas práticas e interessantes que vão contribuir bem para quem cultiva plantas e pomares”, avaliou.

Prefeito Antônio Carlos destacou interesse da Comunidade do Una – (Anágnia Flóis/ACOM PMSGRA)

O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho, também prestigiou o evento e elogiou a participação da comunidade. “Pela segunda vez consecutiva abrimos o calendário de palestras aqui no Una e a grande participação da comunidade nos incentiva cada vez mais a promover ações que auxiliem os pequenos produtores. Consultorias técnicas são ações relevantes para quem se dedica ao agronegócio seja de pequeno ou grande porte”, disse o prefeito.

Programação

As mesmas palestras percorrem as comunidades de São José (dia 13), Bamba (dia 14) e Pacas (dia 15), onde também ocorre a palestra Pró-genética, ministrada por profissional da ABCZ.

Na sexta-feira (16), às 19h, tem o lançamento do Programa de Embriões Campo Fértil + Leite, que consiste na doação de embriões aos produtores de leite inseridos no Projeto Campo Fértil. Os embriões são de prenheses da raça Girolando e a doação contempla toda a prestação de serviços de implantação e acompanhamento do gado até o nascimento.

Diversão, lazer e entretenimento para as famílias também estão garantidos na Semana do Produtor. Sábado (17) e domingo (18) tem Mini Fazenda Interativa Reino Encantado, exposição e comercialização de orquídeas, apresentação de cachorros BorderCollie, passeio a cavalo para crianças e várias outras atividades.

A programação de domingo começa com Santa Missa do Produtor Rural, às 9h, seguida de café da manhã. No mesmo dia, ocorre o Torneio de Pássaros que no ano passado contou com a presença de criadores de aves de várias cidades da região.

Bom público prestigiou primeiro dia de programação da Semana do Produtor Rural (Divulgação)
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui