Para evitar assaltos, transporte intermunicipal pode ter instalação de alarme

Projeto que prevê a obrigatoriedade do dispositivo em veículos públicos tem parecer aprovado pela Comissão de Segurança - Foto: Clarissa Barçante

A instalação de dispositivo de segurança em veículos intermunicipais de transporte público recebeu o aval da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Parecer de 1° turno favorável ao Projeto de Lei (PL) 2.276/15, do deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), foi aprovado na reunião desta quarta-feira (28).

De acordo com a justificação do projeto, a medida se faz necessária em função do crescente número de assaltos no transporte público intermunicipal. O texto original determina que o dispositivo esteja ligado ao Centro Integrado de Comunicação da Polícia Militar através de GPS, possibilitando a localização da chamada.

Também prevê que, nos veículos com o dispositivo, seja afixado um adesivo externo com os dizeres: “Veículo monitorado pela Polícia Militar”.

Segundo o autor do projeto, a informação da localização da ocorrência permitirá que a Polícia desloque a viatura mais próxima para o atendimento. A ação, no entendentimento do deputado Celinho do Sinttrocel, “auxiliará na proteção de passageiros e na identificação e prisão de assaltantes, além de inibir furtos e roubos dentro dos veículos de transporte público intermunicipal”.

O levantamento de dados quantitativos sobre os locais de maior incidência desse tipo de delito, conforme a justificativa, também pode ser usada como ferramenta de prevenção a assaltos pela Polícia Militar.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui