A Prefeitura de Santa Bárbara por meio da Secretaria de Cultura, Desenvolvimento do Turismo e Esportes, realizou na última terça-feira (24), a capacitação para monitores e membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O encontro aconteceu no Memorial Affonso Penna e contou com a participação da diretora executiva do Circuito do Ouro, Márcia Martins.

Durante o evento, a diretora executiva, ministrou a palestra onde os participantes aprenderam sobre o programa de regionalização do Estado por meio da IGR Circuito do Ouro e a função do Conselho na consolidação de políticas públicas de turismo.

Passando por temas como a história da Associação e o papel da Instituição, como mediadora das relações entre as Prefeituras e as esferas Federais e Estaduais, além da importância de ações de valorização do Entre Serras da Piedade ao Caraça.

Anúncios

Os participantes também puderam esclarecer dúvidas a respeito da fomentação de atrativos turísticos, comunicação e marketing e formas de fomentação da atividade econômica por meio da atividade turística e cultural.

Desta forma, foi estabelecida uma metodologia de linhas estratégicas de trabalho que são ferramentas necessárias para o desenvolvimento da gestão turística, veja quais são:

  • Organização e gestão;
  • Articulação e Integração;
  • Políticas e planos (Plano Municipal de Turismo);
  • Informação, comunicação e promoção.

Em resumo, os participantes foram apresentados aos meios que ajudam a cidade a se estabelecer como um destino atrativo e economicamente sustentável. Além disso, a capacitação está dentro da proposta de formação continuada e qualificação dos servidores e faz parte do Planejamento Estratégico Santa Bárbara 2030.

As capacitações fornecidas pela Prefeitura fazem parte da Gestão 5.0, pelos pilares secundários turismo e cultura. Estando alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Econômico, ODS, número 8, Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui