Parlamento Jovem reúne alunos de seis cidades em Catas Altas

Um Encontro de Integração em Catas Altas nessa quinta-feira, 3 de maio, reuniu 150 alunos do Parlamento Jovem de seis cidades que compõem o Polo Metropolitano II: Itabira, João Monlevade, São Gonçalo do Rio Abaixo, Conceição do Mato Dentro, Sabinópolis e Catas Altas. O evento aconteceu na Câmara Municipal da cidade histórica e serviu para aproximar os alunos.

Anúncios

Como este ano o Parlamento Jovem aborda o tema “Violência contra a Mulher”, os estudantes simularam um júri sobre um caso de assédio sexual. Os “jurados” foram divididos em grupo, analisaram a questão e deram votos seguidos de argumentos. Segundo a diretora da Escola do Legislativo Professor Paulo Neves, Marcela Cristina Lopes da Silva, a atividade serviu para despertar nos jovens o pensamento crítico.

Continue lendo após o anúncio

O tema “Violência contra a Mulher” vem sendo trabalhado pelos estudantes desde o lançamento do projeto, em março deste ano. De lá para cá foram realizadas nove oficinas – dentro e fora da Câmara Municipal de Itabira – com a participação de autoridades diversas, como a delegada especializada em atendimento à mulher, Amanda Machado, e o professor de Direito da Funcesi, Leonardo Fioravante. No encontro da próxima quarta-feira, 9 de maio, participa da oficina na Câmara a juíza Cibele Mourão.

Encontros regionais

Em agosto os alunos farão dois encontros regionais: um em Itabira no dia 3 e outro em João Monlevade no dia 14. Todos os estudantes do Polo se reunirão. Na etapa regional as propostas elaboradas na etapa municipal são selecionadas e seguem para a terceira e última etapa do programa, a estadual, que ocorre em Belo Horizonte no final do ano.

Promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a Câmara Municipal de Itabira, por meio da Escola do Legislativo Professor Paulo Neves, o Parlamento Jovem 2018 envolve 45 estudantes do ensino médio de nove instituições de ensino.

Anúncios
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui