Pico do amor recebe 173 mudas nativas de presente no aniversário de Itabira

Em parceria com o Instituto Espinhaço, a ação teve como objetivo recuperar a área devastada pela queimada

Em comemoração ao aniversário de Itabira, a Prefeitura, em parceria com o Instituto Espinhaço, plantou 173 mudas nativas no Pico do Amor, próximo ao Memorial Carlos Drummond de Andrade, com a proposta de recuperar a área devastada pela queimada. A ação foi realizada neste sábado (9) com a participação da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), além da comunidade.

O prefeito Marco Antônio Lage, que esteve no local e realizou o plantio de mudas junto à população, afirmou que é fundamental comemorar o dia da cidade também com  atitudes. “Plantamos aqui dezenas de mudas de árvores para recompor o que recentemente foi destruído pelos incêndios criminosos. Além disso, o plantio é um símbolo de reconstrução da nossa cidade. As mudas interferem diretamente na arborização, no clima, na estética e na temperatura. E isso tudo faz parte do nosso projeto”, destacou Marco Antônio Lage.

Anúncios
Continue lendo após o anúncio

O secretário de Meio Ambiente, Denes Lott, que também participou da iniciativa, destacou que a partir deste ano o objetivo da secretaria é adotar medidas mais efetivas para buscar minimizar os impactos dos incêndios. “ Estamos trabalhando muito para prevenir as queimadas e também melhorar a qualidade do ar de Itabira. Para que isso ocorra  é necessário que a cobertura vegetal aumente. São 173 anos de busca pela emancipação econômica, já que a política aconteceu,  e 173 anos também de busca pela sustentabilidade”, reforçou o secretário.

Ademais, criando diálogo com a exposição “Drummond e a Mata Atlântica, e agora Natureza”, as mudas plantadas correspondem às espécies descritas nos poemas de Carlos Drummond de Andrade, como: araçá e jatobá.

Para o diretor de comunicação institucional do Instituto Espinhaço, Sérgio Nesio, a história do Instituto Espinhaço vem sendo escrita em Itabira há alguns anos. “Desenvolvemos um trabalho socioambiental não só nas propriedades rurais de Itabira, mas também nas áreas públicas da Prefeitura onde as pessoas possam usufruir desse contato com a natureza”, reafirmou Sérgio Nésio.

A programação completa pode ser conferida no site criado pela Prefeitura, www.celebrecomitabira.com.br. As ações foram organizadas de acordo com os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, com uso obrigatório de máscara, álcool em gel e distanciamento social. Dessa forma, as comemorações do aniversário de Itabira foram descentralizadas, ocupando vários espaços da cidade.

Anúncios
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui