Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce será aprovado em Itabira MG

Na próxima segunda-feira, dia 14 de agosto, de 08h às 12h o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba) promove Reunião Plenária para aprovação do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce e seus afluentes (PIRH-Doce) e do Enquadramento dos Corpos de Água em Classes (Enquadramento). Os estudos foram coordenados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e apoiados pelosCBHs.

O encontro será realizado no auditório da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI – Itabira) e terá entre os participantes representantes da ANA, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e conselheiros do CBH-Piracicaba. Também são esperados representantes dos municípios que compõem a bacia hidrográfica, usuários de água e entidades que atuam na preservação ambiental. O evento é aberto a toda comunidade e o documento pode ser acessado pelo link:www.cbhdoce.org.br/repositorio.

O Plano de Recursos Hídricos é uma ferramenta de planejamento prevista na Política Nacional de Recursos Hídricos. Ele construído a partir de um processo amplo e aprofundado de análise que combina: Dados sobre a situação atual dos rios; Projeções de cenários possíveis para o futuro dessas águas de acordo com o uso do recurso hídrico; Propostas de melhoria da qualidade, considerando a realidade socioeconômica da região em que se localiza cada manancial.

O resultado é um diagnóstico preciso que descreve a realidade ambiental da bacia e define quais deverão ser as estratégias para solucionar os problemas ambientais identificados.

Já o Enquadramento visa garantir água com qualidade compatível ao seu uso local. Também tem como objetivo reduzir o lançamento de poluentes por exigir o tratamento do esgoto conforme a classificação do rio.

Publicidade