Pelotão completa dois anos na próxima quarta-feira (21). Arquivo/Bell Silva

Amanhã (7), em comemoração do Dia da Independência do Brasil, a cidade de João Monlevade celebra a data com o tradicional desfile cívico. As festividades começam às 8h, com hasteamento de bandeiras na Praça 7. Após, apresentação de entidades pela avenida Getúlio Vargas. Quem abre os trabalhos é a Polícia Militar.

Também desfilam Corpo de Bombeiros de Itabira, ciclistas/Move, motoclube Voo das Águias, Opaleiros, escola municipal Monteiro Lobato, Conselho Municipal da Terceira Idade, Lions Clube Centro, Associação Cultural do Congado Laranjeiras, grupo de dança Liniker, Lions Clube Sobral, Coral Família Alcântara, escola municipal Efigênio Mota, 45º Grupo de Escoteiros de João Monlevade, escolas Promorar, Parreiras/Rotary, Jenny Faria e Voluntários da ArcelorMittal.

Também vão desfilar integrantes da Associação Cultural Marujos de João Monlevade, escola Eugênia Scharlé, Tambores do Morro, escola Cicinha Moura, integrantes das escolas Centro Educacional, Germim Loureiro, Cônego Higino, Emip e Luiz Prisco. A igreja Assembleia de Deus e o Clube do Cavalo fecham as festividades.

São esperados cerca de dois mil componentes para o desfile, que celebra também os 200 anos da chegada ao Brasil do pioneiro Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade. Os participantes escolheram subtemas que valorizam a diversidade cultural e despertam o orgulho de ser monlevadense. Na avenida, eles estarão retratando a vida, a trajetória, o trabalho, as conquistas e o legado de Jean de Monlevade. O objetivo é, sobretudo, conhecer e divulgar a história do pioneiro e do município João Monlevade.

Jean de Monlevade chegou ao Brasil em 1817, percorrendo várias regiões até se instalar no Arraial de São Miguel de Rio Piracicaba. Em João Monlevade, realizou várias pesquisas e fez a forja catalã, favorecendo o desenvolvimento da região. Foi um grande empreendedor, que deu os primeiros passos para edificar esta terra. Seu nome foi dado ao município de João Monlevade, emancipado em 1964.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui