Alguns militares que vão atuar durante a Operação Natalina na cidade. Fotos Bell Silva

A partir desta sexta-feira (23), teve início em João Monlevade a Operação Natalina da Polícia Militar (PM),  que compreenderá o período de 23 de novembro a 31 de dezembro e a Operação Férias Seguras, com início no dia 01 até 31 de janeiro de 2019.

Com a chegada do final do ano, inicia-se o período das Festas Natalinas e Férias Escolares, conjugado com o pagamento do décimo terceiro salário para os trabalhadores da iniciativa privada, aposentados e funcionários públicos.

Diante dessa perspectiva, a Polícia Militar de Minas tem implementado em todo o Estado as Operações “Natalina” e “Férias Seguras”, como estratégias de prevenção aos crimes contra o patrimônio, modalidade criminosa estimulada pelo aquecimento do comércio varejista e aumento da circulação de pessoas em razão das festas de final de ano e férias escolares.

O tenente Marcelo Martins, comandante do 1º Pelotão da Polícia Militar localizado na Praça Sete, em Carneirinhos, responsável pelo policiamento na área central da cidade, disse que “a operação busca instalar policiamento em locais estratégicos com objetivo de coibir os delitos que poderão ocorrer em função de um aumento expressivo na circulação de pessoas e movimentações comerciais, que direta ou indiretamente incidem na gestão financeira, com impactos e reflexos na área de segurança pública. Durante Operação Natalina e de outras que serão desencadeadas na região de João Monlevade, o objetivo principal será a prevenção, orientando as pessoas como devem se prevenir de roubos diversos que normalmente acontecem neste período do ano”, pontuou o oficial.

Por questões estratégicas a Polícia Militar não revelou o número de policiais que vão trabalhar durante a operação.

Segundo o tenente Marcelo, policiais que atuam no setor administrativo e outras funções internas da 17ª Companhia foram designados para atuarem nas ruas durante as operações.

O foco será as áreas comerciais da cidade, especificamente durante o horário comercial. Os militares estarão  realizando o patrulhamento ostensivo a pé, em viaturas convencionais e nas motopatrulhamento.

No mesmo sentido, o mês de janeiro se destaca como sendo o período mais utilizado por grande parte da população para o gozo de férias, com tendências ao aumento do turismo em algumas áreas, bem como um maior número de residências com ausência de moradores e consequente falta de efetiva vigilância. Para dar mais segurança à população nesse sentido, a partir o dia 1º de Janeiro a Polícia Militar dará início a Operação Férias Seguras.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui