Polícia Militar realiza palestras e treinamento sobre isolamento e preservação de local de crime

As palestras foram ministradas pelo Capitão Felipe Gaigher, e pela Perita Criminal Margareth Leão

A 17a Companhia de Polícia Militar Independente realizou na manhã desta terça-feira (28), em sua sede, no Bairro Belmonte em João Monlevade um ciclo de palestras sobre o tema “Aspectos Legais e Técnicos no Isolamento e Preservação do Local de Crime”.

A correta e fiel preservação do local de crime possui vital importância para o sucesso de uma investigação criminal, em decorrência de ter o potencial de apresentar a materialidade do delito, fornecendo elementos relevantes para se chegar à sua autoria a partir de conhecimentos multidisciplinares, com envolvimento da atividade prática e profissional do policial militar, que normalmente, é o primeiro profissional a chegar ao local. Ao perito criminal, que possui conhecimento científico, e, também, do delegado de polícia que coordena essa equipe, com seus conhecimentos de técnica de investigação e jurídicos, muito necessários ao esclarecimento do evento criminoso.

Major André Pedrosa, Comandante da Polícia Militar na cidade e o Delegado Regional Alberto Gomes

No local do crime, a polícia examinará todos os vestígios deixados na cena da prática do delito, com o objetivo de esclarecer à mecânica de como o fato ocorreu, contribuindo de forma incontroversa para o processo judicial, já que constituem provas não repetíveis, produzidas exclusivamente na fase inicial do processo.

O assunto é de real importância na atividade policial, pois o correto isolamento e preservação de locais onde ocorrem crimes pode-se contribuir para a elucidação do fato delituoso e também para se chegar a autorias.

As palestras foram ministradas pelo Capitão Felipe Gaigher, subcomandante da unidade, que falou sobre os aspectos legais, e pela Perita Criminal Margareth Leão, da 4a Delegacia Regional de João Monlevade pontuou sobre os aspectos técnicos do tema. Militares lotados nos 10 municípios que compõe Companhia de Polícia participaram do evento que teve duração de cerca de 4 horas.

Policiais das dez cidades que compõe a Companhia participaram das palestras

A palestra contou ainda com a participação do Major André Pedrosa, Comandante da Polícia Militar na cidade e do Delegado Regional Alberto Gomes.

Após a parte teórica, os Policiais Militares tiveram a oportunidade de treinar por meio de simulação, o correto isolamento e preservação de um local de crime, com o acompanhamento do Perito Criminal.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui