População de Santa Bárbara define investimentos para o ano que vem

Na noite de anteontem (29), santa-barbarenses se reuniram no bairro Vista Alegre para mais uma Audiência Pública, dentro do Programa Conversa com o Prefeito, ocasião na qual a população teve a oportunidade de conhecer a atual conjuntura econômica e financeira que o Município vive neste momento. Esta é mais uma ação de transparência, garantindo a participação popular dentro da gestão da integridade pública.

O vice-prefeito, Alcemir Moreira, levou a conhecimento da população as despesas e investimentos empreendidos pelo Município até julho deste ano, que envolvem infraestrutura, mobilidade, novos equipamentos e serviços públicos ofertados. Ele contextualizou, ainda, a dívida do Estado com o Município, que já ultrapassa os R$7 milhões, além de falar da arrecadação abaixo do esperado em 2017 e das dívidas herdadas, ainda pendentes, sendo discutidas judicialmente, o que pode limitar a nossa capacidade de investimento.

Diante desse cenário, Alcemir conclamou a população a participar da construção do Orçamento 2019, colaborando com o município na definição dos investimentos futuros em infraestrutura e serviços, por meio de uma consulta pública. O Vice-prefeito alertou que as escolhas poderão impactar o orçamento de 2020, em função dos valores estimados e da possibilidade de uma arrecadação abaixo do previsto, conforme aconteceu em 2017.

Neste contexto, o Prefeito iniciou o seu pronunciamento falando das boas práticas de gestão empreendidas pelo Município, compartilhando e agradecendo as premiações recebidas por entidades representativas. O Chefe do Executivo fez, também, um balanço dos programas educacionais e apresentou as manifestações acolhidas pela Ouvidoria Municipal, enfatizando as áreas em que elas permeiam. Leris Braga destacou que as demandas registradas pela população na Ouvidoria têm orientado as escolhas de projetos futuros, que, a partir de agora, estarão disponíveis para escolha através da Consulta Pública.

Diante disso, o Chefe do Executivo, apresentou os investimentos a serem planejados, conforme o desejo da população, contemplados na Consulta Pública. O Prefeito esclareceu que os pilares do Governo são as pessoas, a Saúde e a Educação, primando pela condição de bem estar, ensino e dignidade, ressaltando a importância do servidor público na execução dos serviços, para, na sequência, garantir outras necessidades e a construção de um futuro próspero. Leris também falou das dificuldades econômicas vividas no Brasil, da falta de repasse devido do Estado, mas, destacou que, até o momento, tem honrado todos compromissos, dentro da capacidade financeira do Município, executando, ainda, novas obras. Realidade esta, diferente de outras cidades mineiras.

O Prefeito elencou todos os investimentos, em ordem de grandeza, no que diz respeito ao valores estimados, e orientou o cidadão a escolher, dentre as propostas, os projetos que deseja e sugerir outros que não foram contemplados, bem como apontar necessidades e deficiências do Município, a fim de contribuir, assim, também, com o planejamento orçamentário. São escolhas de investimentos nas mais diversas áreas, em diferentes localidades do Município.

Na ocasião, a equipe da Ouvidoria distribuiu a consulta pública e o Prefeito anunciou que a mesma também ficará disponível em nosso site até o dia 10 de setembro, para que toda a população possa participar. O cidadão que não tiver acesso à internet, pode participar desse planejamento, presencialmente, na sede do Prefeitura. Basta procurar a Ouvidoria.

O Chefe do Executivo esclareceu que o resultado será apresentado, posteriormente, à população, pelos meios de comunicação da Prefeitura, reforçando o compromisso do Governo com a transparência pública.

Para encerrar, Leris Braga prestou contas sobre a consulta pública que culminou na escolha da pavimentação das ruas Tulipa e Camélia, no Residencial Santo Antônio, para serem executadas com o dinheiro do IPTU 2017. A obra já foi licitada. O Prefeito apresentou outras consultas públicas disponíveis no portal eletrônico da Prefeitura, despertando a população para opinar e interagir com o Município nas tomadas de decisões.

Além da presença da comunidade, compareceram servidores públicos e os vereadores Anderson Pereira, Geraldo Magela Lopes, Marco Aurélio de Souza Barbosa e Moisés Cardoso Sanches.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui