Por suspeita de corrupção, vereador é cassado em Santa Bárbara

Na última sexta-feira (15), o vereador santabarbarense Bruno Henrique Ferreira (foto/DEM) teve o mandato cassado por suspeita de corrupção, em sessão de julgamento político-administrativo, por quebra de decoro parlamentar e conduta incompatível com o cargo. O processo durou cinco horas e ocorreu em Plenário da Câmara Municipal de Santa Bárbara.

Nove vereadores votaram pela cassação do mandato de Bruno e os dois suplentes dele, José Leonardo de Souza Filho e Marcos Aurélio de Souza Barbosa, abstiveram-se dos votos.

O Presidente da Câmara, Carlos Augusto Bicalho Fonseca (PDT), determinou a expedição do decreto de cassação do mandato do vereador e a comunicação à Justiça Eleitoral sobre o resultado da sessão.

A sessão

O vereador afastado Bruno Ferreira e o advogado dele não compareceram à sessão. O presidente da Casa, Carlos Augusto Bicalho, nomeou então um advogado para defender o parlamentar. A defesa alegou que o processo é frágil, que os vereadores têm interesse direto na cassação e que as provas indiciais são inconsistentes, conforme informou o Legislativo.

O processo de cassação havia sido suspenso por uma decisão liminar em maio. Além de Bruno, também serão julgados mais 10 vereadores que também estão afastados do cargo. A assessoria da Câmara informou que está aguardando decisão judicial referente ao prosseguimento dos processos.

Apolo 13

Os vereadores são suspeitos de montar um esquema de desvio de recursos por meio de contratos fictícios, que pode ter gerado um rombo de mais de R$ 4 milhões ao município de pouco mais de 30 mil habitantes. A maior parte dos desvios ocorria em falsos contratos de locação de veículos para viagens.

As investigações são coordenadas pelo delegado da Polícia Civil de Santa Bárbara, Domiciano Monteiro, que denominou a operação de “Apolo 13”, em alusão ao fato de que, em um dos contratos de aluguéis de carros pela Câmara, a perícia indicou que, caso fosse realizado, a distância a ser percorrida pelos veículos corresponderia a uma viagem de ida à Lua e mais um terço da viagem de volta para a Terra.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui