Posto do Novo Cruzeiro também registra caso suspeito de sarampo

Manchas pelo corpo são sintomas de sarampo

No final da tarde dessa quinta-feira (18), o terceiro caso suspeito de sarampo foi identificado em João Monlevade. Dessa vez, uma criança com sintomas da doença foi atendida no posto de saúde do bairro Novo Cruzeiro. O local foi fechado e todos os pacientes que lá estavam, conforme protocolo, tiveram que ser vacinados.

Esse é o terceiro caso suspeito de sarampo em João Monlevade nos últimos sete dias. O primeiro ocorreu na Policlínica (José Elói) e o segundo no Centro Social Urbano (Loanda).

Segundo informações divulgadas pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, há vacina contra o sarampo em todas as unidades de saúde da cidade. As doses são aplicadas conforme escala de revezamento. Confira aqui.

Sarampo em Minas

Em 2019, até o momento, foram confirmados 26 casos de sarampo em Minas. Destes, 4 casos foram confirmados no primeiro trimestre do ano, sendo Belo Horizonte (2), Contagem (1) e Betim (1). Já os outros 22 casos foram confirmados nos últimos 90 dias, sendo Uberlândia (9), Juiz de Fora (3). Belo Horizonte (6), Betim (1), Itaúna (1), Pedralva (1) e Unaí (1).

Informações importantes

Com qual idade as crianças devem se vacinar contra o sarampo?

  • “Dose zero”: Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 (um) ano devem ser vacinadas (“dose extra”);
  • Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano);
  • Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Quantas doses da vacina tríplice viral são necessárias?

Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas 1 (uma) dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina. Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

  • De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;
  • De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.
Publicidade

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui