Reunião extraordinária marca nivelamento de opiniões e satisfação dos prefeitos com as novas mudanças administrativas. Novo projeto da Associação também foi apresentado aos associados

Em reunião extraordinária na manhã de ontem (31), o presidente da Amepi, Leris Braga, reuniu prefeitos para reforçar as mudanças e a prestação de contas dos atos administrativos já do primeiro mês do seu segundo semestre de gestão.

As mudanças fazem parte de um processo de modernização administrativa, com transparência e eficiência nos gastos do dinheiro público. Várias foram as ações implementadas, entre elas, a publicação de atos administrativos e legais no Diário Oficial dos Municípios Mineiros; a abertura de Processo Público de seleção de colaboradores; a abertura de Chamada Pública para contratação de estagiários; a implementação do Manual de Compras e Contratações; a criação do Portal da Amepi, entre outras ações de modernização e transparência.

Foram pontuados, na ocasião, os novos editais publicados, já em fase de andamento, entre eles, o de combustível, com licitação prevista para primeiro de setembro e o de extensão de rede para o dia 29 do mesmo mês.

Uma nova proposta da Amepi também foi apresentada aos prefeitos no sentido da implantação de um escritório de captação de recursos na Associação, segundo o Presidente, “para ter uma ferramenta a mais para o município; para monitorar e ajudar os municípios na captação de recursos externos”. Em parceria com o Senac, a Amepi ofertará curso de educação corporativa para desenvolver conhecimento sobre elaboração de projetos para captação de recursos públicos. O curso será ofertado na sede da Amepi, em quatro módulos, com investimentos da associação.

Quanto à pauta da instauração de Procedimento pelo Ministério Público Estadual, o Presidente apresentou aos prefeitos o objeto, do mesmo, a destacar que  “prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos”. Tal objeto investiga repasse de recursos públicos para a Associação dos Municípios Mineiros (AMM). Nesse contexto, o Presidente argumenta que “a sua gestão faz mudanças justamente para atender a esses requisitos do Tribunal de Contas.”

O Presidente ainda completa suas colocações reforçando que “as últimas mudanças administrativas mexeram com a forma de contratação e com a relação de trabalho da Associação, mas tudo isso para ampliar as possibilidades com mais qualidade e mais serviços. Além, também, de ser um modelo de trabalho que eu sou capaz de responder por ele no dia de amanhã”.

Para o prefeito de Rio Piracicaba, Antônio Cota, o diálogo é importante. Segundo ele “ as medidas tomadas foram muito corajosas e acertadas.  Sobre a questão do Secretário Executivo, eu já fui Presidente da Casa e sofri com esse problema. Você teve a coragem que eu não tive.”

O prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães, destacou seu retornou hoje à Amepi, após 15 anos para conhecer a maneira do Presidente administrar. Segundo ele, “nos temos que dar o respaldo para o Presidente fazer as mudanças porque a responsabilidade legal é sua. E as coisas tem que modernizar. E a Amepi tem que se adequar. Então eu trago aqui o meu apoio e o pedido de que continue democraticamente com o diálogo aberto que você vai conseguir avançar.”

Representando o município de João Monlevade, o vice-prefeito Fabrício Lopes  destacou a importância da Associação, pontuando que “quem não se consorciar vai ficar fora do mercado público-privado.” Reforçou também, quanto à gestão atual, que, hoje, nós temos que respeitar as decisões do Presidente. Acho que a gestão é muito transparente. Me coloco, então, à disposição naquilo que puder ajudar os prefeitos.”

Para Alfredo de Castro, prefeito de São Domingos do Prata, a solicitação foi para que o Presidente mantivesse aberto o diálogo na Associação.

Estiveram também presentes, na ocasião, o Vice-prefeito de Santa Bárbara, Alcemir Moreira, o secretário da cidade de Nova União, Reginaldo Lima, o Assessor de Projetos de Itabira, José Wilson, além de funcionários da Associação.

Ao final do encontro o Presidente agradeceu o apoio e confiança dos colaboradores e associados, informando que a próxima reunião da Amepi Itinerante já está prevista para Nova União, com data a ser confirmada em breve.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui