Roger Alvarenga, apresentou o andamento da implantação do serviço nos Municípios

Presidente da Associação do Médio Rio Piracicaba (Amepi) e do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba (Consmepi), prefeito Leris Braga, reuniu, na manhã de terça-terça feira (12), os membros das duas Instituições, em mais uma edição do Amepi Itinerante para prestar contas da gestão e validar as novas ações preestabelecidas. Em sua quarta edição, o encontro, que vem interagindo com as cidades do Médio Piracicaba, ocorreu na cidade de Nova União.

Anúncios

Para o Presidente, “todo o trabalho que é desenvolvido nesta Instituição preza pelo diálogo, pela participação e também por uma política de eficiência e transformação.” Na ocasião, Leris Braga fez um agradecimento à toda a equipe da Amepi, na pessoa do secretário Coimbra, por compreenderem os desafios da Instituição. “São nesses encontros que a gente se fortalece, por viver o resultado que é fruto do respaldo e da confiança de cada um dos prefeitos. E ao final do nosso exercício, perceber o que foi empreendido em favor da nossa comunidade. É isso que representa a Amepi hoje. Porque a mudança está em nós, nas nossas escolhas; nas metas empreendidas; nos resultados alcançados. Então eu agradeço a todos pela grata oportunidade de vivenciar isso hoje”, acrescenta Leris.

Continue lendo após o anúncio

Para o prefeito anfitrião, Ailton Guimarães, de Nova União, “a Amepi tem sido extremamente importante, em especial nesta parte de engenharia. Porque problemas todo mundo tem e o importante é que a gente vai aprendendo muito com esse grupo”.

Abrindo as pautas do dia, o veterinário, coordenador técnico do consórcio de inspeção, Roger Alvarenga, apresentou o andamento da implantação do serviço nos Municípios. Segundo ele, 38 agroindústrias já estão em processo de certificação. “O objetivo agora é ter equivalência do serviço perante o Estado. Assim, o produtor vai estar apto a vender para todo o Estado”, alega Roger.

Nesse contexto, o prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães, aproveitou a oportunidade para oferecer apoio na oferta de informações e documentações que possam servir de referência para os municípios que ainda não regulamentaram essa lei junto à Câmara. Na oportunidade, o Presidente agradeceu novamente à cessão do servidor veterinário de Itabira para prestação de serviços no Consmepi.

 

A pauta seguinte tratou da validação da celebração de convênio entre Consmepi e Amepi para repasse de recurso, destinado à aquisição de unidade móvel para castração de animais de pequeno porte. Para o prefeito de Alvinópolis, João Galo Índio, ao parabenizar o presidente, ele destacou que “essa ação chegou em boa hora. Você realmente prova que é um grande gestor.”

A próxima pauta tratou da prestação de contas do exercício anterior da Amepi, registrando quase R$ 63 mil em investimentos, só em 2017.

Neste encontro, os prefeitos também aprovaram as obras de reforma da Amepi e adequação do Núcleo Ambiental; a revisão do requisito de acesso ao cargo de Secretário Executivo; o planejamento por novas demandas de curso de qualificação, além da validação do ingresso de novos integrantes ao Consmepi e Amepi, sendo eles, os municípios de Catas Altas e Alvinópolis. Na ocasião, também foram eleitos os três municípios que, a partir de agora irão compor o conselho fiscal da Amepi; os municípios de Nova União, Alvinópolis e Itabira. Foi aprovada, ainda, a proposta para o novo serviço de coleta de pneus inservíveis, sendo autorizada, para recebimento destes pneus, a reforma do galpão, localizado na sede da Amepi, espaço que até o momento estava abandonado. A associação Reciclanip será a responsável pela coleta destes pneus até a sua destinação final.

Encerrando as falas, o vice prefeito de João Monlevade, Fabrício Lopes, destacou ao presidente,que vê, “na sua gestão,com bons olhos, a questão da eficiência dos gastos do recurso público. O prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães, acrescentou, ainda, que “a gente percebe que a Amepi vem evoluindo, principalmente na sua gestão. Está sendo um trabalho diferenciado e está diferente pra melhor. E nós precisamos é disso, de união”. Finalizando, o Presidente agradeceu a toda a equipe da Amepi e parabenizou os novos integrantes do grupo.

Na sequência, o prefeito anfitrião, Ailton Guimarães, conduziu os prefeitos à fazenda Germana, onde foram recebidos para uma visita técnica na cachaçaria do Sr. Valter Caetano, onde o encontro foi encerrado com um almoço. Na ocasião, o prefeito de Nova União também apresentou ao presidente do Consmepi o novo projeto cultural do município, o projeto Luthier, onde jovens são capacitados a tocar instrumentos musicais, além da oferta de possibilidade de construção destes mesmos instrumentos por esses jovens.

Estiveram presentes nesta edição do Amepi Itinerante, além do presidente Leris Braga, prefeito de Santa Bárbara, João Batista Mateus de Moraes, prefeito de Alvinópolis; Dário Ferreira Motta, prefeito de Bom Jesus do Amparo; José Alves Parreira, prefeito de Catas Altas; Ronaldo Lage Magalhães, prefeito de Itabira; Ailton Antônio Guimarães Rosa, prefeito de Nova União; Reinaldo das Dores Santos, prefeito de Santa Maria de Itabira; José Alfredo de Castro Pereira, prefeito de São Domingos do Prata; Ullima Maria Pereira Gaspar, vice-prefeita de Nova União; Alcemir José Moreira, vice-prefeito de Santa Bárbara; Fabrício Lopes, vice-prefeito de João Monlevade; Ledes Cota, vice-prefeito de Alvinópolis, José Jesus de Oliveira, presidente da câmara de Nova União, vereadores do município de Nova União; secretários municipais da região; José do Rosário Coimbra, secretário executivo da Amepi, assim como membros da equipe de trabalho da Amepi e do Consmepi.

Anúncios
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui