A partir deste domingo (1º/10) o público infantojuvenil tem mais uma opção de entretenimento na cidade. A Prefeitura de Itabira dará início ao projeto A Rua é Nossa, na avenida Duque de Caxias, no bairro Esplanada da Estação – local da feira livre – a partir das 9 horas.

Com diversas atividades gratuitas, a rua de lazer é mais uma proposta do Governo Municipal para promover práticas esportivas e de lazer, inclusão social e qualidade de vida. “Por meio de brincadeiras, passamos noções de cidadania e cuidados com o meio ambiente, além de atender ao Estatuto da Criança e do Adolescente, que estabelece os direitos divertir, brincar e praticar esportes”, justificou Martinho Francisco de Alvarenga Oliveira, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Ainda segundo ele, “as ruas de lazer também representam acesso à cultura e integração entre as famílias”.

No projeto, estão previstos os esportes futebol de travinha, vôlei, basquete de rua, queimada, tênis de mesa e peteca. Em brincadeiras, corrida no saco, corrido com o ovo na colher, dinâmica do balão, dança da cadeira, bambolê e pula corda. Também serão atrativos pintura de rosto, teatro de fantoche, bambolê, xadrez, dama, buraco e truco. Martinho Oliveira ressaltou ainda, que todas as atividades programadas serão desenvolvidas pelos profissionais da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), que irão utilizar as ferramentas da Prefeitura. “Ou seja, nosso objetivo é fazer mais com menos, já que nosso custo neste projeto é quase zero”.

De acordo com o coordenador do projeto, Gabriel Quintão, ao longo da avenida Duque de Caxias serão montadas diversas arenas para separar as atividades. Além disso, segundo ele, todas as competições contarão com medalhas para os três primeiros colocados. “Em cada arena, nós faremos um evento. As Olimpíadas da Alegria representam as corridas; a Copinha da Galera, o futebol; Gincana a Rua é Sua, Queimada e basquete e, a arena Divertindo-se, as outras atividades”, explicou Gabriel. Também faz parte da estrutura, barraquinhas de bebidas e comidas.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui