Para aperfeiçoar o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública em Itabira, a Prefeitura e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) assinaram um convênio de cooperação mútua na manhã desta quinta-feira (20). A solenidade ocorreu na sede do 26º Batalhão, no bairro Fênix. O documento foi assinado pelo prefeito Marco Antônio Lage e pelo comandante da unidade, tenente-coronel Charles Clemencius Diniz Teixeira.

Anúncios

A vigência do convênio começa em junho de 2021 e termina em maio de 2025. No total, o Município repassará à PMMG R$ 960 mil que serão aplicados na aquisição de material permanente; materiais de consumo, informática e telecomunicação; e serviços para suporte administrativo e logístico. Em contrapartida, R$ 19.200,00 serão aplicados pela PMMG em serviços: palestras e atividades voltadas ao Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), campanhas e/ou palestras educativas de trânsito e de medidas de autoproteção.

Continue lendo após o anúncio

Estiveram presentes o deputado estadual Bernardo Mucida; o vereador Júber Madeira Gomes; os secretários municipais Alfredo Lage Drummond (chefe de Gabinete), Márcio Magno Passos (Governo) e Denes Martins da Costa Lott (Desenvolvimento Urbano/ Meio Ambiente); o assessor de Gestão, Programas e Metas, Gabriel Duarte de Alvarenga Quintão; e o subcomandante do 26º Batalhão, major Gustavo Gomes de Melo.

“A Prefeitura compreende que ter segurança pública é também um atrativo para melhorar a qualidade de vida e conquistar novos empreendimentos. Isto certamente passa por um ambiente seguro. Parabéns ao prefeito pela sensibilidade. Quero colocar-me à disposição da PMMG: conte comigo como representante de Itabira e região na Assembleia Legislativa”, afirmou Bernardo Mucida.

Marco Lage agradeceu o apoio da PMMG quanto à fiscalização do cumprimento das medidas restritivas para controle do novo coronavírus (Covid-19). Também falou sobre o futuro de Itabira, a importância da segurança pública neste contexto e a confiança do governo no trabalho desenvolvido pela corporação. “Nosso plano é que Itabira seja uma grande referência. Estamos trabalhando para que a cidade, que deu tantas riquezas para o país, tenha a sobrevivência na altura de sua importância na pós-mineração. O tema segurança pública é fundamental. Essa parceria tem que ser forte, consolidada e ampliada”, ressaltou o prefeito.

O tenente-coronel Charles Teixeira comentou que a unidade tem se destacado no cenário estadual devido à redução dos índices de criminalidade. Também apontou a necessidade de investimento em tecnologia para aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido pela polícia. Sobre a assinatura do convênio, disse que o sentimento é de gratidão. “O investimento do Município ajuda muito o Estado, a PMMG e, principalmente, a população. Agradecemos pela parceria com a Prefeitura que, inclusive, nos traz segurança para trabalhar. A redução criminal que temos hoje é fruto dessa parceria entre os poderes: o Estado, a Assembleia Legislativa, a Prefeitura e a Câmara Municipal”.

O comandante acrescentou que a base móvel da PMMG na praça Acrísio Alvarenga começou a funcionar hoje. O ponto de apoio atenderá registro de ocorrências e as viaturas farão patrulhamento na área central.

Anúncios
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui