Quem deseja iniciar uma profissão, ou se aperfeiçoar, pode ingressar nos cursos de iniciação profissional em Eletricista Predial de Baixa Tensão e qualificação profissional em Montador de Estruturas Metálicas, oferecidos por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Itabira e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As inscrições já estão abertas e a carga horária é de 100 e 200 horas, respectivamente.

As aulas presenciais acontecerão na sede do Senai, a partir do dia 14 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30. As atividades serão compostas por aulas teóricas e práticas, com metodologia que contextualiza situações reais do dia a dia. Ressalta-se que todas as normas e condutas para a prevenção do novo coronavírus (covid-19) serão seguidas. Inclusive, as classes acontecerão na modalidade presencial enquanto o município estiver na onda verde do programa Minas Consciente.

Em consonância com o Projeto 50-50 da ONU Mulheres, serão disponibilizadas 20 vagas: sendo cinco destinadas às pessoas atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), gestora dos cursos, o objetivo é promover a cidadania, proporcionando às pessoas condições de integrar o mercado de trabalho de maneira mais qualificada e pontual, além de desenvolver a economia local e o empoderamento econômico.

“Esses cursos dão condições ao aluno de empreender em seu segmento de atuação ou exercer estas funções em empresas industriais”, declarou o secretário municipal, José Don Carlos Alves Santos.

Para ingressar nos cursos, é necessário ter o ensino fundamental (1º ao 5º ano) completo e idade mínima de 16 anos. As inscrições seguem até o dia 4 de dezembro, das 8 às 18 horas, na sede do Uaitec (avenida Duque de Caxias, 1.240, Esplanada da Estação).

Os cursos

Ainda de acordo com a SMDECTIT, na iniciação profissional em Eletricista Predial de Baixa Tensão, os alunos irão adquirir competências para a instalação de sistemas elétricos prediais e de manutenção desses sistemas. Já na qualificação profissional em Montador de Estruturas Metálicas, serão estudados leitura e interpretação de desenho técnico mecânico, metrologia, operação com instrumentos, ferramentas, equipamentos e máquinas, noções de corte e soldagem, tecnologia da montagem de estruturas metálicas, e prática profissional em montagem de estruturas metálicas.

O Senai está localizado na rua Nossa Senhora da Piedade, s/n, bairro Campestre. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3839-2350.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui