Prefeitura oferece curso para cultivo orgânico sustentável

A Prefeitura de Itabira, por meio da Universidade Aberta Integrada (Uaitec), traz para a cidade o curso de Tecnologias para Cultivo Orgânico Sustentável, que ensina métodos de reciclagem de nutrientes para o solo, assim como o aproveitamento agrícola da matéria orgânica, por meio de novas técnicas de cultivo que, também, incentivam novos hábitos para uma alimentação mais saudável. Serão 24 vagas distribuídas em duas turmas e os interessados – maiores de 14 anos – podem se inscrever, gratuitamente, até o dia 18 de setembro, no campus da universidade – avenida Duque de Caxias, nº 1.240, no bairro Esplanada da Estação.

O objetivo do curso, segundo José Don Carlos Alves Santos, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, é ensinar os alunos a elaborar uma horta comunitária utilizando técnicas de compostagem e hidroponia, “associado a um sistema de irrigação automática que utiliza água coletada da chuva”. Ainda de acordo com ele, “o composto resultante desse processo será utilizado para adubar a terra do local onde a horta comunitária hidropônica será construída e, em seguida, o chorume também servirá para fortalecimento das hortaliças e dos vegetais que já tiverem crescido”, explicou Don Carlos.

O curso abordará ainda, o reaproveitamento de resíduos eletrônicos para a construção do protótipo dos equipamentos, “gerando a possibilidade de replicar isso em locais onde recursos financeiros e tecnológicos são escassos, além de conscientizar, incentivar e motivar as pessoas a destinarem corretamente os diversos tipos de resíduos”, salientou o secretário.

Aprendizagem

As aulas serão semanais, no campus da Uaitec – Esplanada da Estação – com duas horas de duração, onde os alunos irão realizar atividades teóricas e práticas por meio de recursos multimídia e ferramentas apropriadas. Serão duas turmas com 12 alunos cada. A primeira, todas as quartas-feiras, das 8h30 às 10h30, de 20/9 à 6/12/2017 e, a segunda, todos os sábados, das 10 ao meio-dia, de 23/9 à 9/12/2017.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui