Preparando-se para a OAB: saiba mais sobre o exame

Após cinco anos de graduação, maior preocupação dos estudantes de direito é o temido exame da Ordem dos Advogados do Brasil

Após cinco anos de graduação, maior preocupação dos estudantes de direito é o temido exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Foto: Ilustração/iStock

Todos os anos, novos estudantes de direito ganham o diploma e começam a luta pela aprovação em um dos exames mais importantes de suas carreiras: a prova da Ordem dos Advogados do Brasil.

Ainda que algumas oportunidades no setor jurídico não necessitem diretamente da carteira da OAB, como no caso dos concursos públicos, para quem deseja exercer a advocacia, é necessário passar nesta prova para obter o direito de defender casos.

A prova possui 80 questões objetivas, referentes aos 18 conteúdos listados nos editais. Isso costuma assustar muitas pessoas, mas a principal maneira de ir bem no exame é organizando-se para estudar com antecedência e evitar o nervosismo.

Estrutura do exame da OAB

Na primeira fase, o candidato tem cinco horas para responder às 80 questões e preencher o gabarito. Para ir para a segunda fase, é necessário acertar ao menos 50% das questões, ou seja, 40 delas. Não é permitido utilizar qualquer material para consulta.

Na segunda fase do Exame da Ordem, o candidato continua tendo cinco horas para finalizar a prova; no entanto, ele deverá apresentar uma peça processual específica, seguindo a proposta apresentada, além de responder a quatro questões discursivas. Para esta fase, o candidato pode consultar a lei seca, desde que não tenha comentários ou anotações no material.

Esta segunda fase vale dez pontos, sendo cinco da peça processual e o restante para as questões. O candidato também pode escolher entre os sete principais campos do direito: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal e Direito Tributário.

Dicas para ir bem na OAB

Especialistas indicam que conhecer a estrutura do exame, organizar seus estudos de uma maneira que a sua rotina não fique maçante e se habituar com o tipo de exame pode ser essencial para conseguir um bom desempenho.

Estudar a partir de provas antigas também pode ajudar. Muitas delas estão disponíveis online, garantindo que o candidato consiga resolver as questões e saber a maneira que o conhecimento será testado.

Próximo Exame da Ordem

De acordo com o calendário divulgado pela OAB, o edital do próximo exame deve sair ainda em abril, no dia 26. As inscrições começarão no mesmo dia e se estendem até o dia 3 de maio.

A primeira fase está marcada para o dia 11 de julho, enquanto a segunda deverá acontecer em 12 de setembro.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui