Presídio de Itabira inaugura sala de apoio ao advogado e parlatório

Descerramento da placa inaugural da nova sala de apoio dos advogados e parlatório

Ocorreu na tarde desta sexta-feira (18), no presídio de Itabira, uma solenidade para inauguração da sala de apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e novo parlatório, o que dará mais conforto tanto para os advogados, quanto aos detentos da unidade.

O ambiente de espera dos advogados conta com confortáveis poltronas, ar condicionado, purificador de água e televisão, tudo para recepcionar os operadores do Direito. Na parte de atendimento, anexa à sala de espera, a comunicação do advogado com o preso é feita verbalmente por meio de interfone e visualmente através de vidraça resistente a impactos.

Publicidade

O diretor geral do Presídio, Márcio Pedro Alves, abriu a solenidade dando boas vindas a todos os presentes e, após o Hino Nacional, discursou aos participantes apontando as melhorias ocorridas nos quase dois anos em que está à frente da unidade. Ele encerrou seu pronunciamento agradecendo os parceiros como OAB, Prefeitura de Itabira, Ministério Público e Poder Judiciário, além de representantes religiosos.

Na sequência falaram Leandro Abranges, representando o Executivo Municipal; Reinaldo Soares, representando o Legislativo; Giuliana Talamoni, representante do Ministério Público e Judiciário; Bernardo de Souza Rosa, presidente 54ª Subseção da OAB de Itabira; Raimundo Cândido, presidente estadual da OAB e o Marilton Carlos Gonzaga, Diretor Regional do sistema Prisional. Todos parabenizaram a administração do presídio, rendendo cumprimentos ao diretor da unidade.

A emoção tomou conta da plateia, formada por diversas outras autoridades. Em determinado momento, durante seu pronunciamento, Bernardo Rosa ficou com a voz embargada ao agradecer aos familiares do Dr. Breno Matoso Nascimento, que permitiu que seu nome fosse entalhado na placa de registro na construção, em memória, “Parlatório Dr. Breno Matoso Nascimento”, advogado que morreu em maio deste ano. “Venho aqui agradecer e externizar a satisfação de todos os advogados e da comunidade itabirana, na oportunização da construção da sala de apoio ao advogado e o novo parlatório no Presídio. É certo que com um trabalho em conjunto, nós iremos colher grandes frutos, e o diretor Márcio tem diuturnamente trabalhado em conjunto com a OAB para propiciar o melhor conforto e dignidade aos trabalhos desempenhados pelos advogados e aos reeducandos que estão recolhidos aqui na unidade. Agradeço imensamente, em nome da OAB, ao Estado, representado pelo diretor Márcio, essa concessão, essa autorização e essa colaboração com nossa atividade na advocacia”, disse Bernardo Rosa.

Bernardo aproveitou ainda para render agradecimento aos presos que participaram das obras e aos agentes que se empenharam em ajudar.

Em seguida Márcio Pedro convidou a todos os presentes para o descerramento da placa inaugural.

Segundo o diretor da unidade prisional, “todos ficaram muito satisfeitos com as acomodações e aprovaram o novo ambiente, principalmente o Presidente Estadual da OAB, Raimundo, que garantiu que as acomodações de Itabira, destinadas aos advogados, foram as melhores que viu nas muitas andanças que tem feito”, pontuou Márcio Pedro.

Após a solenidade todos foram convidados para um momento de confraternização com direito a um cofee break.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui