Presídio de João Monlevade retoma visita presencial

Não há casos de detentos infectados pelo coronavírus no presídio de João Monlevade (Bell Silva)

As visitas presenciais nos presídios de João Monlevade e das cidades de Itabira, Nova Era, Barão de Cocais e São Domingos do Prata vão ser retomadas a partir do dia 22 de novembro seguindo os protocolos para evitar a transmissão de Covid-19.

As visitas foram suspensas em março por causa da pandemia e o retorno será gradual seguindo o Plano Estadual Minas Consciente, que separa as macrorregiões do estado em ondas verde, amarelo e vermelha indicando a situação da Covid-19 em cada uma.

Na última semana, apenas 36 estabelecimentos tinham permissão para realizar visitas com horários ampliados. A última atualização, feita nesta quinta-feira (15), aumentou esse número para 119.

Confira aqui a lista de unidades que estão na onda verde e, neste link, as que estão na onda amarela.

Presídios e penitenciárias pertencentes às macrorregiões da onda verde podem realizar visitas nos pátios da unidade e com horário estendido. Alguns cuidados devem ser tomados, como utilização de máscaras, medição da temperatura e impedimento da visita em caso de sintomas gripais. O visitante também deve residir em cidade da macrorregião de onda verde. Só é permitido um visitante e o intervalo entre uma visita e outra é de 30 dias.

As visitas presenciais previstas neste momento de retomada gradual estão sendo complementadas por visitas virtuais – experiência bem sucedida nos últimos meses e que já soma mais de 45 mil videoconferências em todo o estado.

As tratativas para se colocar em prática o planejamento da retomada das visitas acontecem há mais de um mês, com reuniões integradas entre representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG).

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui