O programa Ver e Viver, realizado em João Monlevade pela Fundação ArcelorMittal, beneficiou com óculos gratuitos 37 crianças em 2018. A entrega dos óculos foi realizada na manhã desta terça-feira, 20, na Abertta Saúde, no bairro Vila Tanque.

O programa tem como objetivo disponibilizar exames oftalmológicos e óculos aos estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental das escolas públicas de João Monlevade. A primeira etapa é feita nas escolas, onde os alunos passam por uma triagem. Quem recebe um diagnóstico inicial de acuidade visual é encaminhado ao programa para fazer uma consulta com oftalmologista e, se detectada a necessidade dos óculos, é realizada a doação pela empresa.

Uma grande contribuição do programa está na melhoria da aprendizagem dos alunos em sala de aula. “É sabido que a criança com dificuldade de enxergar, muitas vezes, têm defasagem e a gente acredita que com esse programa as crianças irão se desenvolver melhor. Vai fazer uma grande diferença na vida delas”, afirma a professora Sônia Freitas, da Escola Municipal Monteiro Lobato.

Em Monlevade, a triagem foi realizada com todos os alunos das escolas estaduais e municipais do 1º ao 5º ano. Após a triagem, 75 passaram por consulta médica, sendo diagnosticada a necessidade de óculos de grau para 37 deles.

Para os pais, o programa Ver e Viver é uma oportunidade para as crianças. “Se não fosse pelo programa e pela escola, eu não iria nem descobrir este problema, porque eu tenho dificuldade de enxergar com o olho direito e no dia da triagem a funcionária me alertou que o problema dele é o mesmo que o meu. De ontem pra hoje ele não me deixou dormir de tanta ansiedade, ele é muito estudioso e isso só vai fazer ele melhorar.”, diz a dona Rosângela, mãe de uma das crianças beneficiadas.

O Ver e Viver é realizado pela ArcelorMittal em parceria com a Abertta Saúde e com a Prefeitura Municipal de João Monlevade, por meio das Secretarias de Educação e de Saúde.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui