Servidores confecionando bolas natalinas na oficina do programa Novos Caminhos

Cerca de 15 servidores públicos participaram na última quarta-feira (19), de uma oficina para a confecção de bolas de natal, na secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). A ação é parte do programa Novos Caminhos, desenvolvido pela Prefeitura de Itabira, que prepara os servidores públicos que estão a dois anos da aposentadoria para essa fase da vida pessoal. Durante quatro semestres, eles participam de palestras e aprendem diferentes atividades.

Nesse período, os servidores participam de módulos referentes às áreas de seguridade social, financeira, saúde, lazer, aspectos sociais e psicológicos. A oficina sobre confecção de bolas natalinas foi ministrada pela servidora pública Márcia Sá, que trabalha na Prefeitura há 33 anos, e também participa do programa. Ela conta que como gosta de fazer artesanato, quis compartilhar um pouco do seu conhecimento com os participantes. No módulo lazer realizam ainda: caminhadas, passeios no município, festividades e viagens.

Anúncios
Continue lendo após o anúncio

A diretora da seção de Benefícios, Valdete Vieira Rocha, explica que é de suma importância que o servidor participe, pois o trabalhador costuma ter dificuldades para aceitar a aposentadoria. “Para muitos, isso significa velhice, não produzir mais. É necessário quebrar esse vínculo empregatício sem sofrimento. No programa Novos Caminhos, explica-se que é um benefício ao qual têm direito e eles são preparados para esse novo contexto e o retorno à família”.

Servidores que irao se aposentar participam de oficina do programa Novos Caminhos (5) Em relação as oficinas, Valdete Rocha ressalta que o aprendizado pode se tornar uma fonte extra de renda. “Temos retorno de muitos participantes que atualmente, confeccionam e vendem produtos que aprenderam em outras oficinas, como bolsas, chinelos, mandalas, dentre outros. Eles entendem que a vida não termina quando se aposenta e que existem novas oportunidades a serem exploradas”.

A participante Silvana Magalhães, aposentou-se recentemente. Após 23 anos de serviço ela diz que o programa Novos Caminhos tornou esse momento mais prazeroso. “Aconselho que todo servidor que esteja para se aposentar se inscreva. Tive muita informação importante sobre a previdência. E o que destaco como o mais importante é a união daspessoas que já aposentaram. Continuamos a manter contato. É bom para a cabeça e ocupa o tempo”.Servidores Caminhos (3)

Ao final do curso, as servidoras exibiram as bolas natalinas que fizeram utilizando basicamente, isopor e tecido. Usando a criatividade, surgiram bolas de várias estampas, detalhes e cores.

Anúncios
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui