Programa pode triplicar pecuária leiteira em São Gonçalo

O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, lançou nessa sexta-feira (16), o Programa Campo Fértil + Leite. A iniciativa é pioneira no setor público em todo o Brasil e poderá triplicar a produção leiteira dos pequenos produtores do município.

O lançamento ocorreu no Parque de Exposições, durante a programação da 2ª Semana do Produtor Rural, realizada de 12 a 18 de agosto,  e contou com a presença de mais de 100 produtores com potencial de serem beneficiários.

Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, a Prefeitura vai promover a doação de embriões de prenhezes da raça Girolando e a concessão completa de toda a prestação de serviços de implantação e acompanhamento de gado até o nascimento.

Agilizar o melhoramento genético, encurtando em pelo menos três gerações ou cerca de 10 anos de seleção, permitindo saltos rápidos na produção e qualidade de leite é o objetivo do Campo Fértil + Leite.

O programa foi idealizado pelo prefeito Antônio Carlos e é fruto de muita pesquisa e viagens desenvolvidas pelo próprio Chefe do Executivo por várias cidades do Brasil. “Andei muito, estudei muito e pesquisei. Esse programa vem para gerar renda, gerar emprego. Estamos lançado um projeto pioneiro porque nós acreditamos que o produtor de São Gonçalo tem que ser pioneiro”, destaca.

Prefeito Antônio Carlos – Elisangela Bicalho – ACOM PMSGRA

Antônio Carlos estima resultados animadores para o futuro da pecuária do município. “Já recebi várias ligações perguntando o que isso poderia acarretar em São Gonçalo se fizermos esse projeto por três anos seguidos. Então resolvi fazer as contas e se promovermos a doação de três embriões para cada produtor, vamos supor que vai nascer em torno de 200 bezerras por ano. Pensando nisso, a partir do quinto ano do projeto nós poderemos triplicar a produtividade”, estima Antônio Carlos.

As atividades serão executadas pela Fertplan, empresa do setor do agronegócio especializada em reprodução animal. A empresa ViaVerde também participa do programa promovendo assistência técnica aos produtores.

O processo ocorre por meio de Fertilização In Vitro (FIV) que consiste na produção de animais com características genéticas superiores em um menor tempo.  Serão coletados os óvulos das doadoras (Gir PO), com lactação superior a 5.000 quilos. Posteriormente, ocorre a fertilização artificial no laboratório, utilizando o sêmen de touros melhoradores e, por fim, completa o procedimento com a transferência de embriões para as receptoras.

Benefícios

Melhoramento genético do rebanho, aumento na proporção de nascimento de fêmeas, maior produtividade de leite/vaca/ano, aumento na renda com a atividade são alguns dos benefícios esperados. Mas a maior expectativa é de ampliação diária de leite de por animal. Dados da secretaria municipal de Agricultura apontam que hoje, os pequenos pecuaristas de São Gonçalo produzem em média 10 litros de leite por vaca/dia. No futuro, os produtores que aderirem ao programa poderão ampliar para 30 litros vaca/dia.

Cadastro

Podem participar do Campo Fértil + Leite, pequenos produtores da pecuária leiteira que produzem até 1 mil litros de leite por dia. Também é necessário que os interessados comprovem o desenvolvimento de atividades no setor agropecuário por um período mínimo de dois anos no município.  Interessados devem fazer o cadastro entre 22 de agosto a 30 de setembro, na Secretaria de Agricultura, que fica na Rua Henriqueta Rubim, nº 450, bairro Niterói. Informações: (31)3820-1905.

Produtores

Eustáquio Vitório dos Santos, do sítio Dacó, se enquadra nos critérios para ser beneficiário do Campo Fértil + Leite. Ele prestigiou a solenidade de lançamento do programa e garante que irá se cadastrar. “A ideia é muito boa. Desenvolvo as atividades pecuárias em família e acredito que poderei elevar minha produção de leite no futuro”, comenta.

Melhoria contínua no processo de produção de leite é o objetivo do pequeno produtor José Ricardo Martins da Costa, da localidade da Demanda. “Temos que tentar melhorar sempre. Já consegui ampliar minha produção com o Campo Fértil e agora com o Campo Fértil + Leite acredito que terei melhores resultados”, estima.

A Fazenda Brejaúba é uma das mais tradicionais em São Gonçalo do Rio Abaixo. O proprietário Alberto Cipriano foi o primeiro agricultor a participar do Programa Campo Fértil e agora pretende aderir ao Campo Fértil + Leite. “Adquiri muito conhecimento com a assistência que recebo da Prefeitura. Sou considerado um dos melhores produtores de leite de São Gonçalo e a possibilidade de melhorar ainda mais é uma ótima iniciativa”, elogia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui